Esportes

Guerrero perde pênalti no fim e Inter só empata com o Athletico-PR no Beira-Rio

Inferior no primeiro tempo, Colorado melhora na etapa final, vê VAR anular gol e fica no 1 a 1 em reencontro com algoz da final da Copa do Brasil
Publicado: 31/10/2019 às 23:41 | Atualizada: 17/11/2020 às 07:49
Correio do Povo

O Inter não fez bom primeiro tempo, mas ainda assim saiu na frente do Athletico-PR, que igualou o placar ainda na etapa inicial. No entanto, reagiu e melhorou a produção ofensiva. Viu Guerrero errar pênalti e o VAR anular o gol que seria o da vitória. Assim, ficou no 1 a 1 diante do algoz da final da Copa do Brasil, na noite desta quinta-feira (31), no Beira-Rio.

Rodrigo Lindoso abriu o placar, em belo gol por cobertura, que também teve participação (demorada) do VAR para ser confirmado. O gol do Athletico-PR foi marcado por um velho conhecido da torcida Colorada. Rony, que já havia feito na final da Copa do Brasil, empatou e decretou o placar.  

Com o resultado, o Inter fica na 6ª colocação, com 46 pontos, 1 a menos que o rival, Grêmio. Fica, ainda, 3 pontos distante do São Paulo, primeira equipe dentro do G4 do Brasileirão. Agora, tudo é Gre-Nal para o Colorado. No domingo, às 18h, a equipe de Zé Ricardo enfrenta o Grêmio, na Arena, no Clássico 422. O jogo é válido pela 30ª rodada do Brasileirão.

Inter marca, mas cede o empate

O Inter iniciou mais uma vez com Guilherme Parede entre os titulares. Patrick, que também era dúvida no time de Zé Ricardo, começou entre os 11. Já o Athletico-PR iniciou com vários jogadores que estiveram em campo na final da Copa do Brasil. Caso dos atacantes Marco Rúben, Rony e do meia Nikão.

Quem abriu o placar foi o Inter. Aos 11 minutos, Paolo Guerrero enfiou boa bola para Rodrigo Lindoso. O volante saiu na cara de Santos, e teve categoria para encobrir o goleiro do Athletico-PR e fazer o 1 a 0. Após muita demora (mais de 6 minutos) no qual o árbitro ouviu o VAR sobre uma possível posição irregular de Lindoso, o gol foi confirmado.

O Athletico-PR não sentiu o gol. Manteve a posse da bola e criou boas oportunidades pelos lados do campo. E foi justamente pela ala que a equipe de Tiago Nunes construiu seu gol de empate. Aos 22 minutos, Madson levou vantagem sobre Zeca, que ficou caído no lance. Ele cruzou para área e lá estava Rony que, de novo, marcou contra o Inter. Na comemoração, o atacante inclusive repetiu o gesto após marcar o gol da vitória na final da Copa do Brasil.

Melhor no jogo, o Athletico-PR teve pelo menos duas boas chances de virar. A melhor delas em uma bela enfiada de bola de Rony para Nikão. O jogador tirou do goleiro Marcelo Lomba, mas finalizou fraco, e deu tempo da zaga do Inter afastar antes de a bola chegar perto da linha. Depois, Madson ganhou de Patrick na corrida e achou Nikão, que bateu de fora da área para Lomba espalmar e garantir o 1 a 1 no primeiro tempo.

Os números demonstraram a superioridade do Athletico-PR no primeiro tempo. O Colorado até teve mais posse de bola, com 55% a 45%. No entanto, foram 5 finalizações dos paranaenses contra apenas 3 do Inter. Em todas, o Athletico levou mais perigo que o Inter em suas conclusões.

VAR entra em ação em fim de jogo movimentado

No segundo tempo, o Athletico-PR manteve a disciplina tática da etapa inicial. O Inter, por sua vez, pouco conseguia fazer para furar o bloqueio. Nos primeiros 15 minutos, esbarrou na defesa bem postada dos paranaenses, o que gerou bronca da torcida. O time de Zé Ricardo não conseguia imprimir velocidade nem ocupar o campo adversário, tocando demais a bola no próprio setor defensivo.

Aos 16 minutos, Zé Ricardo apostou em Wellington Silva para tentar mudar o cenário do jogo. O Beira-Rio ficou dividido, entre vaias e apoio ao jogador que deixou o campo.

Três minutos depois, o Inter criou boa chance com D'Alessandro. Edenílson puxou contra-ataque e achou D'Alessandro pelo meio. De fora da área, o meia bateu por cobertura, e a bola tocou caprichosamente no travessão, quase marcando outro golaço na noite de quinta-feira no Beira-Rio.

A partir daí, o Inter melhorou no jogo. Criou boas chances de ampliar, primeiro com Guilherme Parede e depois com Rodrigo Lindoso, em belo chute de primeira após rebote que sobrou da entrada da área, afastado pela defesa do Athletico-PR. No lance, o Inter reclamou de um pênalti fora da jogada, não marcado pelo árbitro.

Aos 36 minutos, um dos lance-chave em um fim de jogo eletrizante. Após finalização dentro da área, a bola bateu no braço de Márcio Azevedo. Após consulta ao VAR, com muita demora de novo, o árbitro confirmou o pênalti. O atacante Paolo Guerrero bateu, mas Santos defendeu e mandou para escanteio.

Na sequência do lance, após a cobrança, Guerrero marcou. No entanto, novamente o árbitro de vídeo entrou em ação. E flagrou a posição irregular de Nico López. Na origem da jogada, a bola sobra para o atacante, que finaliza em impedimento, bem adiantado. O árbitro anulou o lance, e o Inter pouco reclamou, já que o próprio uruguaio reconheceu a posição irregular. Mesmo com 9 minutos de acréscimo após as paralisações, não houve tempo para tirar o 1 a 1 do placar.   

Campeonato Brasileiro - 29ª rodada

Inter 1

Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Zeca; Rodrigo Lindoso, Edenílson, D'Alessandro, Patrick (Wellington Silva) e Guilherme Parede; Guerrero. Técnico: Zé Ricardo

Athletico-PR 1

Santos; Khellven, Thiago Heleno, Léo Pereira e Adriano; Wellington, Bruno Guimaraães, Bruno Nazário, Nikão e Rony; Marco Rúben. Técnico: Tiago Nunes

Gols: Rodrigo Lindoso (11/1T); Rony (22/1T)

Cartões amarelos: D'Alessandro, Heitor e Cuesta (Inter); Nazário e Márcio Azevedo (Athletico-PR)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Adiamento

CBF adia jogos dos times do RS até a próxima segunda (6)

Situação acontece devido aos eventos meteorológicos no Estado

4 dias atrás

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

5 dias atrás
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

6 dias atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

1 semana atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

1 semana atrás
Brasileirão

Em jogo polêmico, Grêmio é derrotado pelo Bahia no Brasileirão

Partida aconteceu na noite desse sábado (27)

1 semana atrás