Rural

Inscrições para participação de agroindústrias na Expodireto e Expoagro estão abertas

Feiras apoiadas pelo Estado são ótimas oportunidades de comercialização e divulgação dos produtos da agricultura familiar
Publicado: 03/11/2019 às 12:33 | Atualizada: 17/11/2020 às 07:51 | Governo do Estado

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr|) vai abriu na sexta-feira (01) as inscrições para empreendedores rurais familiares interessados em participar da Expoagro Afubra e da Expodireto Cotrijal em 2020. Ao todo, as duas feiras devem comportar a participação de cerca de 360 agroindústrias familiares. Para participar dos eventos, as agroindústrias devem integrar o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que oferece serviços como qualificação técnica, incentivos financeiros para melhorias, ampliações, compra de equipamentos e reformas visando à legalização e assistência técnica nas questões sanitárias, ambientais e tributárias.

“Expodireto e Expoagro são duas das maiores feiras com participação da agricultura familiar em nosso Estado, com ótimas oportunidades de comercialização e divulgação dos excelentes produtos de nossos empreendedores”, afirma o secretário da Seapdr, Covatti Filho.

Para a Expodireto Cotrijal, que ocorrerá de 2 a 6 de março de 2020, em Não-Me-Toque, serão selecionados 182 empreendimentos. Em 2019, participaram expositores de 116 municípios, que fecharam negócios da ordem de R$ 1 milhão. As inscrições serão feitas mediante preenchimento completo da ficha de inscrição on-line, disponível em cada entidade (Fetag/RS, Emater e Fetraf/RS). As orientações sobre o correto preenchimento da ficha de inscrição são de responsabilidade de entidades e expositores, com auxílio do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Seapdr. Caberá ao Dafa fazer a triagem dos documentos e checar os critérios de participação. A homologação das inscrições se dará mediante o recebimento dos documentos adicionais, dentro da validade.

Já a Expoagro Afubra ocorrerá de 18 a 21 de março, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. Na edição de 2020, serão montados cerca de 180 estandes. “O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expoagro foi ampliado para mais de 3,5 mil metros quadrados, e a ideia é trabalharmos com 180 espaços”, estima o diretor do Dafa, José Alexandre Rodrigues.

Para participar das feiras, as agroindústrias devem integrar o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que oferece uma gama de serviços, como qualificação técnica, incentivos financeiros para melhorias, ampliações, compra de equipamentos e reformas visando à legalização e assistência técnica nas questões sanitárias, ambientais e tributárias.

As inscrições para ambas as feiras prosseguem até 29 de novembro.

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

6 dias atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

6 dias atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

3 semanas atrás
Agro

Safra de grãos no RS deve ser 45,3% maior, aponta levantamento da Conab

Brasil deve produzir 294,1 milhões de toneladas

3 semanas atrás

Federarroz reforça compromisso de abastecimento interno mesmo com queda de produtividade

Entidade divulgou nota sobre os desafios da safra 2023/2024 e recomenda os produtores a ficarem atentos com as oportunidades de negócios

1 mês atrás
Agro

Amaral Ferrador recebe novo trator para o setor agrícola

Veículo foi recebido nessa quinta-feira (14)

1 mês atrás