Política

Lula sobe o tom contra Bolsonaro e fala em “percorrer o país”

Em tom de pré-campanha, ex-presidente discursou em seu berço político, no ABC Paulista
Publicado: 09/11/2019 às 19:02 | Atualizada: 14/11/2020 às 15:55
Correio do Povo

Em seu segundo discurso desde que deixou a prisão, desta vez em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou o tom das críticas ao governo de Jair Bolsonaro. Falando a militantes em seu berço político, Lula prometeu “percorrer o país” e conclamou união da esquerda para as eleições de 2022. 

No discurso, Lula salientou que Bolsonaro tem um mandato de quatro anos para cumprir, porém atacou o presidente. “Ele foi eleito para goverar para o povo brasileiro e não para governar para os milicianos do Rio de Janeiro”, afirmou, cobrando também perícia na investigação da morte da vereadora Marielle Franco.

O ex-presidente voltou a negar as acusações pelas quais foi preso e disse que dorme com a consciência mais tranquila do que os “delegados que escreveram o inquérito”, além do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol. “Tudo o que fizeram foi pra me tirar da disputa eleitoral”, acusou. 

Mesmo citando diferentes partidos e apoiadores, Lula colocou-se como alterantiva da oposição: “Não posso, aos 74 anos de idade, ver eles destruírem o nosso país”, afirmou. “Contra a distribuição de armas do Bolsonaro, nós vamos distribuir livros. Este é o país que nós queremos”, acrescentou. “Se a gente trabalhar direitinho, em 2022 a chamada esquerda que o Bolsonaro tanto tem medo vai derrotar a ultradireita nesse país.”

O ex-presidente também focou na política econômica do governo Bolsonaro, citando que a taxa Selic caiu, mas o spread bancário segue alto. Ele também citou os problemas sociais vividos atualmente no Chile: “O Chile é o modelo que o (Paulo) Guedes quer construir”, disse. “Por isso que no Chile o povo está na rua.”

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

Ontem
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

4 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

5 dias atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás