Geral

Vazamento de óleo de navio grego atinge a orla marítima em Rio Grande

Derramamento ocorreu na noite de quarta (13), durante o abastecimento de uma embarcação, afirma a superintendência do porto. Órgãos federais e estaduais fazem a identificação das causas e remoção do material
Publicado: 14/11/2019 às 16:26 | Atualizada: 17/11/2020 às 08:12
G1

Um vazamento de óleo de uma embarcação, ocorrido na noite desta quarta-feira (13), atingiu a orla marítima de Rio Grande, no Sul do estado. Em nota, a Superintendência do Porto (SUPRG) informa que, de maneira preliminar, estima-se que foram vazados de 2 a 3 m³ de óleo bunker.

Órgãos de proteção ao meio ambiente foram chamados para irem ao porto ajudar na contenção do material, mas as causas do derramamento ainda não foram esclarecidas.

O órgão confirma que o vazamento teria ocorrido por volta das 23h, durante o processo de abastecimento do navio cargueiro que estava atracado no terminal da Termasa. A principal área envolvida fica entre o terminal da Termasa e Tecon.

Segundo a SUPRG, nos ambientes com a presença de óleo foram utilizadas as barreiras de contenção e também estão sendo usadas barreiras de absorção do material.

A superintendência afirma que "o plano de área foi acionado conforme regem nossos procedimentos ambientais e imediatamente foram instaladas as barreiras de contenção".

De acordo com a SUPRG, o navio que originou o vazamento de óleo foi identificado como Dimitris L, da empresa grega Vrontados. Conforme o site da empresa, a embarcação foi construída em 2001 e possui a capacidade de 73.193 toneladas.

Não há, porém, a dimensão da área afetada pelo derramamento de óleo. O Comando Ambiental da Brigada Militar (Patram) realiza o monitoramento para saber a extensão da área atingida.

Além da contenção, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Capitania dos Portos atuam no trabalho de identificação das causas e remoção do material.

O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM), através de um contrato entre a SUPRG e a Furg, realiza o monitoramento de toda a fauna da região, principalmente dos leões marinhos que ficam no entorno dos Molhes da Barra.

A superintendência garante que "o sistema de segurança ambiental do complexo portuário foi acionado e ativado, compondo um amplo sistema de empresas e órgãos públicos, na busca pela resolução do problema".

Previsão do tempo

Veja como será o tempo em Camaquã nesta terça-feira (7)

As temperaturas continuarão altas em todo o estado

Ontem
Ajuda para o RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções

Ontem
Alerta em Tapes

Prefeitura de Tapes emite alerta de evacuação para áreas de risco

Moradores da Vila dos Pescadores e Balneário Pinvest devem deixar as suas residências e procurarem um local seguro

Ontem
Espaço do Internauta

Internauta reclama de vazamento de água em bomba no Jardim das Flores, em Camaquã

Situação representa perigo para crianças que brincam nas proximidades, afirma morador

Ontem
Jonbet

Jonbet com Jogos Online

Ontem
Urgente

Lagoa dos Patos começa a avançar e inunda partes das cidades de Arambaré e São Lourenço do Sul

Recomendação do prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, é de que moradores dos bairros Caramuru e Cibislândia deixem as suas residências

Ontem