Economia

PIB cresce 0,6% no terceiro trimestre, aponta IBGE

Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, a alta foi de 1,2%
Publicado: 03/12/2019 às 10:12 | Atualizada: 07/11/2020 às 14:26
Correio do Povo

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional aumentou 0,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, de acordo com o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB do período totalizou R$ 1,84 trilhão.

Na série histórica, no entanto, a taxa ainda está 3,6% abaixo do pico da série, atingido no primeiro trimestre de 2014. A agropecuária apresentou a maior expansão (1,3%), mas o maior impacto no PIB vem dos serviços, pelo maior peso, com avanço de 0,4%. Já a indústria cresceu 0,8%.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o aumento foi de 1,2%, a décima primeira alta consecutiva nesta base de comparação. No acumulado do ano, o crescimento foi de 1%.

A taxa de investimento no terceiro trimestre foi de 16,3% do PIB, a mesma que foi observada no mesmo período do ano anterior. Já a taxa de poupança foi de 13,5%.

O crescimento da indústria se deve à expansão de 12% no setor extrativo, puxado pelo crescimento da extração de petróleo, e de 1,3% na construção. Já a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos recuou 0,9%, enquanto a indústria de transformação caiu 1%.

Serviços

Entre os serviços que puxaram a elevação do PIB, podem ser citadas as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados com aumento de 1,2% no período, comércio, que registrou crescimento de 1,1%.

Também apresentaram resultados importantes informação e comunicação (1,1%) e atividades imobiliárias (0,3%). Apresentaram recuo as atividades de transporte, armazenagem e correio (-0,1%) e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (-0,6%).

Enquanto o consumo das famílias cresceu 0,8% no terceiro trimestre, as despesas de consumo do governo recuaram em 0,4% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

“Os investimentos vêm crescendo, puxado pela construção, que havia caído 20 trimestres consecutivos e desde o trimestre anterior mostra recuperação. O consumo das famílias também cresceu, enquanto as despesas do governo – incluindo pessoal e demais gastos, exceto investimentos -, caem em todas as esferas em função das restrições orçamentárias”, analisa a coordenadora de Conta Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

No que se refere ao setor externo, as exportações de bens e serviços retraíram 2,8%, enquanto as importações de bens e serviços cresceram 2,9% em relação ao segundo trimestre de 2019.

Saiba como as taxas de juros impactam as finanças corporativas

As taxas de juros influenciam muito o custo de capital de uma empresa

2 dias atrás
Pagamento

Governo antecipa pagamento do Bolsa Família no Rio Grande do Sul

Beneficiários irão receber pagamento no dia 17 de maio

3 dias atrás

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24

3 dias atrás

Prorrogado o pagamento da cota única do IPTU 2024 até 29 de maio em Camaquã

Contribuintes que optaram pelo parcelamento em até 10 vezes sem juros seguem com as mesmas datas

5 dias atrás

Novo lote do programa Volta por Cima foi pago nessa segunda-feira (29)

Esse é o último lote dos recursos para famílias afetadas por eventos climáticos ocorridos entre 28 de outubro e 31 de dezembro de 2023

5 dias atrás
Pagamento do Bolsa Família

Bolsa Família: Caixa conclui pagamento da parcela de abril nesta terça

Beneficiários com NIS de final 0 recebem hoje

5 dias atrás