Justiça

Homem acusado de simular assalto e planejar morte de esposa é julgado em Canoas

Andressa Reinaldo Ellwanger Friedrich, de 25 anos, foi morta com um tiro na cabeça em 2016
Publicado: 03/12/2019 às 10:16 | Atualizada: 17/11/2020 às 08:24
G1

O homem acusado de simular um assalto e planejar a morte da esposa, Andressa Reinaldo Ellwanger Friedrich, em 2016, começou a ser julgado nesta terça-feira (3) em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a denúncia, André Ellwanger Friedrich não aceitava a possibilidade de separação, o que implicaria na divisão de bens com a mulher.

Conforme a denúncia do Ministério Público, André ofereceu pagamento para o seu então funcionário, Anderson José dos Santos, para realizar o falso assalto.

Anderson teria agido no momento da chegada do casal em casa, exigindo o carro e que Andressa o conduzisse. Mesmo obedecendo, a vítima foi baleada na cabeça. Ela tinha 25 anos.

Ainda conforme a denúncia, após a fuga de Anderson, André continuou com a simulação ao acompanhar vizinhos no socorro à mulher.

Os dois réus, que estão presos, respondem por homicídio qualificado – feminicídio, motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Para o júri foram convocadas 14 testemunhas - cinco pela acusação, nove pelas defesas. A previsão é de que o julgamento dure até três dias.

Motivação patrimonial

Para a polícia, a motivação do crime foi patrimonial. O casal estava em crise. Em disputa, estavam a herança que André teria recebido e não queria repartir em caso de separação, o seguro de vida de Andressa no valor de R$ 160 mil e a guarda da filha, de 1 ano e 11 meses. A criança presenciou a morte da mãe.

Conforme os investigadores, desde o primeiro momento se observou uma série de elementos que não caracterizavam latrocínio.

Segundo a polícia, estes indícios são: a presença de único criminoso, o assaltante estava com o rosto coberto, o local onde ocorreu o crime não concentra roubos de veículos, e o comportamento do marido da vítima, que não demonstrou sentimento de tristeza após o enterro da esposa.

O fato do carro ter sido recuperado a poucos quilômetros de onde foi levado e com os pertences da vítima, como bolsa e celular, também chamou a atenção da polícia.

Quando o marido da vítima foi preso, a polícia informou que ele confessou a participação na morte da esposa. Na época, o advogado do homem ingressou com um pedido para que um novo depoimento dele fosse tomado, por considerar que a oitiva foi ilegal porque não teve a presença de um defensor.

Ex-policial é condenado a 28 anos de prisão por matar ex-mulher na frente do filho em Porto Alegre

Crime aconteceu no dia 11 de dezembro de 2018 no bairro Ipanema

Ontem

Homem é condenado a mais de 19 anos de prisão por matar idoso após desavença sobre serviço prestado em Eldorado do Sul

Crime aconteceu em julho de 2020 no bairro Progresso

Ontem
Decisão

STF conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

Decisão foi anunciada por Alexandre de Moraes nesta quarta-feira (24)

3 dias atrás

MPRS denuncia envolvidos em esquema de propina para compras de máquinas agrícolas em 51 municípios gaúchos

Fraudes aconteceram entre os anos de 2010 e 2015

5 dias atrás

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

"Extremistas preferem se subjugar a interesses externos", diz ministro

1 semana atrás

Justiça concede liminar determinando que CEEE Equatorial restabeleça fornecimento de energia elétrica em Pelotas

No caso de descumprimento da liminar, a Justiça fixou multa no valor de R$ 100 mil por dia

1 semana atrás