Economia

Estados e municípios devem se adequar à Previdência até julho

Prazo consta da Portaria nº 1.348, publicada no Diário Oficial
Publicado: 04/12/2019 às 14:05 | Atualizada: 13/11/2020 às 18:49
Agência Brasil

Estados e municípios têm até 31 de julho de 2020 para se adequarem às novas regras previstas na reforma da Previdência, feita por meio da Emenda Constitucional nº 103. O prazo está definido na Portaria nº 1.348, publicada na edição de hoje (4) do Diário Oficial da União.

Apesar de ainda depender da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Paralela, em tramitação no Congresso Nacional, para alterar as regras de aposentadorias para estados e municípios a reforma da Previdência já deve ser considerada pelas unidades da Federação.

A PEC Paralela tem a função de definir as regras de aposentadoria e pensão de morte, idade mínima, regras de concessão e cálculo dos benefícios para servidores estaduais e municipais. As demais regras da reforma da Previdência já se aplicam aos estados e municípios.

Regras

Uma dessas regras é a alíquota de contribuição dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Estados e municípios que não adotarem a tabela progressiva da União devem ter alíquota de, no mínimo, 14%.

A tabela progressiva da União varia de 7,5% a 22%, de acordo com o salário do servidor. “Para os municípios e até para alguns estados, adotar a tabela regressiva poderá gerar perda de receita porque a remuneração [dos servidores] é mais baixa”, explicou hoje (4) o secretário adjunto de Previdência do Ministério da Economia, Narlon Gutierre Nogueira.

Além disso, estados e municípios também terão que instituir regime de previdência complementar. Todas as alterações devem ser feitas por lei, que deverá estar em vigor até 31 de julho. Após a vigência da lei, estados e municípios terão prazo de 90 dias para implementar as mudanças.

O cumprimento das regras é exigência para que estados e municípios tenham o Certificado de Regularidade Previdenciária, necessário para receber transferências voluntárias da União e fazer financiamentos com bancos públicos federais.

Desenrola

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022

Ontem
Benefício

Saque Calamidade do FGTS é liberado para moradores da região da várzea em Camaquã

Programa busca ajudar na reconstrução do RS

Ontem

Banrisul anuncia prorrogação automática de parcelas de crédito rural

Pagamento das prestações será reprogramado para o dia 15 de agosto de 2024

2 dias atrás
Auxílio

Primeiro lote do benefício Volta por Cima é pago nesta sexta-feira (17)

Atingidos pelas enchentes no RS serão beneficiados

2 dias atrás
Pagamento do Bolsa Família

Beneficiários do RS recebem parcela de maio do Bolsa Família nesta sexta

Governo Federal e a Caixa unificaram o pagamento das 620 mil famílias gaúchas para o primeiro dia do cronograma

2 dias atrás
Auxílio

Saque-Calamidade está disponível para trabalhadores de 59 cidades gaúchas

Veja na matéria os municípios selecionados

2 dias atrás