Geral

Criminosos usam nome de famosos para aplicar golpe pelo WhatsApp

Objetivo da ação é roubar a conta da vítima no aplicativo de mensagens e pedir quantias em dinheiro para amigos
Publicado: 04/12/2019 às 17:39 | Atualizada: 12/11/2020 às 14:34
Correio do Povo

Um golpe na internet está usando o nome de pessoas famosas para roubar dados de usuários e praticar extorsões. Os cibercriminosos enviam mensagens simulando ser uma pessoa que trabalha diretamente com artistas e personalidades da TV e convidam para uma suposta festa.

A última vítima foi o apresentador Celso Portiolli que usou sua conta oficial no Instagram para alertar os seguidores e esclarecer o que estava acontecendo.

"Atenção, pessoal, novo golpe! Tão olhando aí nas pessoas que eu sigo, pegando os contatos comerciais no perfil dessas pessoas que eu sigo - tem muitas que são profissionais e tem telefones de contato ali - e estão ligando, dizendo que eu estou fazendo evento e uma festa. É mentira!", publicou Portiolli.

No fim de novembro, a cantora Preta Gil também avisou os seguidores sobre um golpe que usava seu nome para atrair vítimas.

A estratégia dos criminosos é simular o envio de um código para confirmar a participação no evento. A sequência de numérica, porém, é o código de verificação da conta do WhatsApp da vítima. Dessa forma, aplicativo de mensagens pode ser habilitado em outro aparelho.

Após abrir a conta do app em outro celular, os criminosos enviam mensagens para os números salvos nos contatos para pedir depósito em dinheiro para uma suposta situação de emergência. 

A atriz Giovanna Ewbank, a cantora Lexa, o humorista Paulo Gustavo e os sertanejos Henrique e Juliano também tiveram seus nomes envolvidos em golpes aplicados pelas redes sociais e apps de mensagens.

Uma das maneiras para se proteger é usar a verificação em duas etapas. Essa é uma barreira extra de segurança que exige uma senha criada pelo próprio usuário. Assim, mesmo que alguém tenha o código de verificação não é possível acessar a conta.

Siga o passo a passo e a prenda a fazer esse ajuste nas configurações para proteger seu WhatsApp:

Sistema Android:

Em um smartphone com sistema operacional Android, abra o aplicativo do WhatsApp e toque nos três pontos no canto superior direito. Em seguida, abra as configurações do aplicativo. Na tela seguinte, toque no item conta, que é o primeiro da lista exibida. Na janela conta, toque em verificação em duas etapas. Na etapa seguinte, será preciso escolher um código de seis dígitos que deverá ser usada para fazer um novo login em outro aparelho. O WhatsApp pedira para confirmar os números escolhidos. Também será preciso inserir e confirmar um email para ser usado caso o código de verificação seja esquecido. Pronto! A conta está mais protegida e será mais difícil para uma outra pessoa acessar sua conta no WhatsApp em um outro dispositivo.

Sistema iOS:

No celular iPhone, o passo a passo é bem parecido. Abra o aplicativo, toque em ajustes e depois em conta. Na tela seguinte, toque em verificação em duas etapas para iniciar o tutorial. A próxima etapa é escolher um código com seis dígitos que deverá ser usado em um novo login em outro celular. Por último, insira um email que deverá ser usado para recuperar a senha.
Consequência das chuvas

Governador do RS projeta desastre pior do que em 2023 e alerta população

Leite enfatizou que as pessoas que moram em áreas de risco devem deixar suas casas e procurar abrigo em um local seguro

Ontem
Consequência dos temporais

Corsan cede maquinário para agilizar liberação da RS-401

Equipes da Corsan seguem acompanhando a cheia dos rios na região e monitorando os reservatórios e os pontos de captação de água para abastecer São Jerônimo e Charqueadas

Ontem
Consequência dos temporais

ANEEL informa a situação das usinas no Rio Grande do Sul

Comunicado foi emitido nesta quarta-feira (1º)

Ontem
Enchentes

Fortes chuvas causam alagamento na estrada da esquina da Pacheca em Camaquã

As fotos foram registradas por internauta do Blog do Juares, no final da tarde desta quarta-feira (1º)

Ontem
Consequência dos temporais

Região do Vale do Rio Pardo fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

Grupo formado por prefeitos, deputados estadual e federal, autoridades de segurança pública e gestores decidiu pela unidade na pauta de pedidos dos municípios atingidos pela enchente no Vale do Rio Pardo

Ontem
Consequência dos temporais

Encruzilhada do Sul declara situação de emergência nesta quinta em função das fortes chuvas

Pelo menos 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, conforme dados da Defesa Civil do município

Ontem