Geral

Comando Militar promove evento de Natal

Evento ocorreu no Centro Histórico de Porto Alegre
Publicado: 06/12/2019 às 23:15 | Atualizada: 16/11/2020 às 07:37
Correio do Povo

Então é Natal e o Comando Militar do Sul (CMS) realizou evento inédito no Centro Histórico de Porto Alegre. A noite de sexta-feira foi presenteada por uma Tocata de Natal, seguida pelo acendimento de luzes de natal na fachada do Museu Militar do CMS, que inclusive teve horário especial com visitação até às 21h. A Tocata de Natal, que aconteceu na Escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, contou com apresentações de 60 músicos de duas bandas militares, uma do 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE) e a outra do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda. No repertório, músicas natalinas para que o público já fosse entrando no clima das festas de final de ano.

De acordo com o Chefe do Estado Maior do CMS, general Carlos André Alcântara Leite, um dos objetivos do evento foi divulgar as atividades culturais do CMS. "Como a apresentação das bandas e o museu, além de ser uma maneira de confraternizar com a sociedade e com a família militar", afirmou. Segundo ele, o acendimento das luzes também foi realizado para destacar a chegada do Natal.

"É uma forma do CMS trazer, como incentivo para a nossa sociedade, a importância do Natal e de se fazer essa iluminação em outros lugares", ressaltou, informando que a primeira instalação da rua dos Andradas a ser iluminada foi o Museu. "Fica aí o desafio para outras áreas, outras entidades, temos a Casa de Cultura Mario Quintana muito bonita e outras instalações públicas que, de repente, poderiam ser iluminadas também. É uma ideia", declarou o general. O horário de funcionamento do Museu Militar do CMS é de terça-feira a quinta-feira, das 10h às 16h; sexta-feira das 9h às 12h; sábados, domingos e feriados, das 13h30min às 17h.

Entre o público que participava do evento especial promovido pelo CMS, uma cena chamava atenção. Eram três gerações. A matriarca, Yeda D'Avila, prestes a completar 90 anos, foi à escadaria da igreja para acompanhar as apresentações musicais ao lado da filha, Walkiria D'Avila Brettas, 66 anos e da neta, Mariana D'Avila Brettas, 35. Junto com elas também estava a mascote Isa, uma cadelinha da raça Lhasa Apso, de 9 anos.

Yeda completa 90 anos na segunda-feira, dia 9 e, mesmo na cadeira de rodas, se instalou no pé da escadaria para contemplar o repertório natalino das bandas militares. "Está maravilhoso", definiu. Para ela, a maior importância do Natal está no encontro da família. "É quando todos ficam reunidos", comentou. Moradora de Pelotas, ela veio à Capital para visitar a neta, mas após o aniversário deve retornar para o Sul do Estado, onde a Ceia da família D'Avila será realizada.

Solidariedade

Afubra recebe donativos para ajudar pessoas atingidas pelas enchentes no RS

Leve a sua doação à Afubra mais próxima e deposite nas caixas identificadas

Ontem
Convocação de professores

Prefeitura de Camaquã convoca dois aprovados no Processo Seletivo da Educação

Confira na matéria quem são os convocados!

Ontem
Trânsito

Dnit alerta para interrupção de tráfego na BR-116, em Esteio, a partir desta sexta-feira (3)

Atividades estão programadas para ocorrerem até as 18 horas de sábado (4)

Ontem
Abastecimento de água em Arambaré

Gerador da Corsan vai garantir abastecimento interrompido por falta de energia elétrica em Arambaré

Previsão de normalização do abastecimento é para a partir das 17h

Ontem
Furto

PC recupera oito pneus furtados de carreta em 2023 em Camaquã

Ação aconteceu no interior do município

Ontem
Crise

Governo do RS aciona Gabinete de Crise após aumento das chuvas e risco de inundações

Reunião aconteceu na sede da Defesa Civil nesta terça-feira (30)

Ontem