Saúde

São Leopoldo entra em estado de alerta contra o Aedes aegypti

Cidade conta com 24 novos agentes da Vigilância em Saúde, desde julho, atuando contra os focos do mosquito
Publicado: 12/12/2019 às 14:38 | Atualizada: 16/11/2020 às 17:27
Correio do Povo

A cidade de São Leopoldo está em estado de alerta por conta do alto risco para casos de doenças ocasionadas pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com os dados do quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), executado no mês de novembro, em todos os bairros do município, diversos focos do mosquitos foram encontrados, e as equipes da Vigilância em Saúde estão retornando às residências onde foram constatados casos positivos para o Aedes.

“Estamos alertando à população que estamos em situação de risco de casos de Dengue, Zika Vírus, e febre Chikungunya. Recomendamos manter e ampliar os cuidados para evitar o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explica o diretor do Centro em Vigilância em Saúde, Maurício Prass.

Desde julho deste ano, a cidade conta com 24 novos agentes da Vigilância em Saúde, contratados por processo seletivo realizado pela Unisinos. A equipe é responsável por realizar o trabalho de prevenção diário, através de visitas domiciliares e em pontos estratégicos como cemitérios, borracharias, floriculturas, depósitos de material de construção, entre outros.

Além disso, em parceria com a Secretaria da Educação, durante o intervalo das aulas nas escolas municipais, os estudantes têm a oportunidade de ver amostras com larvas do mosquito transmissor da dengue, e receber orientações de prevenção e cuidados. E além das ações nos bairros, nas escolas e unidades de saúde, começará a ser feita a panfletagem de informações para a população no Centro de São Leopoldo. “Vamos trazer a população para esse debate, para que todos se tornem fiscalizadores e se conscientizem para o problema. O ônibus da saúde também dará atenção especial aos bairros que apresentarem maiores índices”, afirma o secretário de Saúde, Ricardo Charão.

Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

Ontem

Sintomas parecidos, mas causas diferentes! Entenda a diferença entre virose, intoxicação alimentar e H. pylori

Cuidados com a higiene de mãos, alimentos e ambientes pode evitar os problemas

2 dias atrás

RS deve receber primeiro lote de vacinas contra a dengue nos próximos dias

Seis municípios gaúchos receberão as doses

2 dias atrás
Prevenção

Dia de conscientização contra a meningite: neurologista explica como se prevenir

Data representa a luta contra a doença no mundo

4 dias atrás
Dengue

RS registra mais seis mortes e se aproxima de 100 óbitos causados pela dengue

Essa já é a maior marca da última década

4 dias atrás
Fiocruz

Internações por gripe e vírus sincicial aumentam no Brasil

Casos de covid-19 têm tendência de queda

1 semana atrás