Geral

Governo anuncia criação do segundo sistema prisional humanizado do RS em Pelotas

Primeira unidade de penitenciária com o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) fica em Porto Alegre. Previsão é de inauguração em 2020
Publicado: 13/12/2019 às 10:06 | Atualizada: 14/11/2020 às 23:35
G1

O governo estadual oficializou Pelotas como a sede da segunda unidade prisional gaúcha com o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). Ela deve receber os primeiros apenados em 2020.

A primeira Apac foi instalada em Porto Alegre, na área do Instituto Penal Pio Buck, e recebe detentos desde dezembro de 2018. O modelo é baseado na humanização do sistema penitenciário, que prevê a autodisciplina (os próprios apenados gerenciam o local) e reintegração social.

“É muito importante darmos esse passo hoje, que busca pela efetiva recuperação daqueles que tenham cometido algum delito, de forma humanizada e oferecendo ao mesmo tempo um ofício aos chamados recuperandos e contribuindo com a sociedade, com a economia por meio deste trabalho. Espero que se concretize o mais breve possível”, disse o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB).

O protocolo de intenções foi firmado entre Leite, o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e o superintendente Susepe, Cesar Augusto da Veiga. De acordo com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), o projeto da casa prisional já está pronto e o terreno é garantido pela prefeitura.

No entanto, a construção da unidade depende da liberação de recursos federais.

Ainda em fase experimental no Brasil, o método APAC prevê que condenados a prisão são corresponsáveis pela sua própria recuperação. Eles contam com assistência, mas também são envolvidos em capacitações como artesanato, panificação e marcenaria, além de ocupações culturais e de lazer.

O método apresenta redução de reincidência ao crime de quem volta à sociedade após o término da reclusão em relação ao modelo tradicional. Além disso, os custos são menores, pois não há agentes penitenciários, e os próprios detentos trabalham no local.

Previsão do tempo

Veja como será o tempo nesta quinta-feira (9) em Camaquã

Temperaturas devem cair em todo o RS

Hoje
Mudança de endreço

É alterada temporariamente a sede da Brigada Militar em São Lourenço do Sul

Para emergência ligue (53) 98406 7221 ou chame no WhatsApp pelo (53) 3251 1407

Hoje
Enchentes no RS

Governo não recusou ajuda do Uruguai, afirma Secretaria de Comunicação Social

Helicóptero do país ajuda nas operações de resgate do RS

Hoje
Janta solidária

Clube Garrucha realiza janta solidária para ajudar vítimas das enchentes no RS

Valor arrecadado será destinado às pessoas que foram atingidas em Arambaré e Santa Rita do Sul

Hoje
Alagamentos

Após enchentes, cavalo fica ilhado em cima de casa em Canoas

Situação foi registrada por um helicóptero que sobrevoava o local

Hoje
Falta d'água

Corsan atualiza situação do abastecimento de água no RS

543 mil imóveis estão desabastecidos no Estado

Hoje