Política

Comissão emite parecer desfavorável ao projeto de fechar a Faixinha para prática de esportes

Proposta do vereador Marcelo Gouveia (PSB) é considerada inconstitucional
Publicado: 15/12/2019 às 11:33 | Atualizada: 15/11/2020 às 23:31 | Mayara Farias / Blog do Juares

Será votado na sessão da Câmara de Vereadores de Camaquã desta segunda-feira (16) o parecer que apontou a inconstitucionalidade do Projeto de Lei Legislativo 31/2019 que sugere fechar um dos lados da Avenida Cônego Luiz Walter Hanquet – Faixinha para prática de lazer em dois domingos de cada mês. A proposta denominada “Avenida do Lazer” é de autoria do vereador Marcelo Gouveia (PSB).

Veja também: Festa de Natal do bairro Floresta é transferida

O relator da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Marco Longaray (PT), afirma que a iniciativa seria de competência do Executivo. “Quando a câmara estabelece regramento acerca do trânsito, como no caso, incorre em afronta ao princípio da independência entre os poderes, inclusive no que tange aos próprios artigos do projeto de lei, portanto, inviável à matéria ser apresentada por iniciativa parlamentar”, de acordo com o parecer.

“Embora relevante a proposta do parlamentar, esta relatoria dá parecer pela inviabilidade do Projeto de Lei para ser apreciado em Plenário, considerando a matéria ser inconstitucional, uma vez que é prerrogativa da administração municipal”, destaca Longaray no documento assinado pelos demais membros da comissão, vereadores Claiton Silva (PDT) e Ronaldinho Renocar (Progressistas).

Entenda a proposta

A Avenida Cônego Luiz Walter Hanquet – Faixinha, em Camaquã, pode ter um dos lados fechado para prática de esportes e lazer em dois domingos de cada mês. A proposta foi protocolada na Câmara de Vereadores de Camaquã através do Projeto de Lei Legislativo 31/2019 de autoria do parlamentar Marcelo Gouveia (PSB).

O projeto prevê que seja fechada com cavaletes a via da direita, do acesso sul da cidade em direção ao centro, das 7h às 13h, sempre no segundo e último domingo de cada mês. A outra via ficaria como mão dupla enquanto o espaço estivesse fechado.

O projeto denominado “Avenida do Lazer” visa proporcionar espaço público para prática esportiva e estimular atividades físicas. Durante o período, a pista é reservada para ciclistas, para quem deseja caminhar ou correr, além de levar os filhos para andar de patins, patinete, skate e também para atividades artísticas e culturais.

Segundo Gouveia, não haverá prejuízos aos moradores e ao trânsito, já que aos domingos o tráfego de veículos é baixo. “Esta é uma ação que tornará a cidade mais unida, porque reunirá as pessoas, incentivará a prática esportiva e também promoverá a cultura em suas diferentes formas”, avalia Gouveia, explicando que a proposta atende as solicitações de ciclistas e pessoas que praticam esportes no local.

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

Ontem
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

4 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

5 dias atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás