Geral

DetranRS facilita entrega do documento do veículo e versão digital ganha espaço

O documento passará a ser colocado diretamente na caixa de correio, não sendo mais necessária a presença de um morador no local para o recebimento
Publicado: 16/12/2019 às 14:40 | Atualizada: 17/11/2020 às 15:57 | Detran RS

A partir da segunda-feira (16), vai ser mais fácil receber em casa o documento de licenciamento de veículo (CRLV). O documento passará a ser colocado diretamente na caixa de correio, não sendo mais necessária a presença de um morador no local para o recebimento. Por isso, é muito importante que o endereço do proprietário do veículo esteja atualizado e completo nos registros do DetranRS. Nos casos em que o destinatário é morador de zona rural ou mesmo urbana que não conta com entrega domiciliar, ele deve dirigir-se ao posto de Correios de sua região para a retirada do documento, tal como faz normalmente para o restante de sua correspondência. O documento será armazenado ali por 20 dias.

Após pagar o licenciamento, que inclui o IPVA, taxa de expedição e eventuais multas vencidas, o proprietário do veículo pode acompanhar o prazo de entrega do documento na Central de Serviços do DetranRS. Lá consta a data da emissão e o intervalo com a previsão de entrega (cerca de 15 dias). Passado esse período, se o proprietário não recebeu o documento, pode notificar problemas na entrega direto na Central e receberá um novo documento.

Documentos eletrônicos

Ao mesmo tempo, expande-se rapidamente o uso do CRLV-e, a versão eletrônica do documento do veículo, que tem a mesma validade do físico. Cerca de um mês após seu lançamento, mais de 50 mil gaúchos já adotaram essa forma simples e segura de estar com o licenciamento sempre à mão, no celular ou tablet. Para quem já tem a CNH digital baixada em seu celular, basta acessar o aplicativo, e o licenciamento do veículo estará disponível. Quando forem pagas as taxas do novo licenciamento, o CRLV será atualizado no aplicativo, antes mesmo da entrega do documento em papel. Quem ainda não tem CNH digital, mas conta com uma carteira de habilitação que dispõe de QR Code, pode baixar o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito gratuitamente, a partir da loja de aplicativos do celular, para contar com CNH e CRLV eletrônicos, na palma da mão.

Atenção à validade do CRLV de acordo com a placa

Independentemente da data de chegada do novo documento físico, vale lembrar que o licenciamento do ano anterior segue válido ainda por um prazo que varia de acordo com o final da placa. É aí que entra o CRLV eletrônico, em muitos casos uma ótima opção para ser utilizada enquanto se aguarda a chegada do documento em papel.

Tarô semanal

Confira a previsão de tarô para 28 de abril a 4 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para áries, aquário e outros signos do zodíaco para esta semana

Hoje
Trânsito

Trânsito na BR-116 em São Leopoldo vai ter restrições, informa Dnit

Mudança vai acontecer a partir de segunda-feira (29)

Hoje
Parabéns!

Afubra comemora 34 anos de atuação em Camaquã

Loja está com uma programação especial de aniversário

Hoje
Acidente

Ciclista morre após ser atropelado no centro de Camaquã

Tragédia aconteceu na manhã deste sábado (27)

Hoje
Curso

Últimos dias para realizar inscrição no curso de Guindauto em Camaquã

A inscrição pode ser feita pela WhatsApp (51) 98431 4602

Hoje
Nota Fiscal Gaúcha

Mais de 3,7 milhões de pessoas já têm cadastro no NFG, diz governo do RS

Ações como o Receita da Sorte e Devolve ICMS ajudam a ampliar a adesão ao programa

Hoje