Geral

Multa e remoção de veículos em locais de food trucks geram polêmica em Camaquã

Ação dos agentes municipais de trânsito ocorreu na segunda-feira (23), no centro da cidade
Publicado: 24/12/2019 às 14:32 | Atualizada: 17/11/2020 às 14:58
Juares da Luz

Em uma operação dos agentes municipais de trânsito, alguns veículos foram multados e recolhidos no centro de Camaquã, nessa segunda-feira (23). Os veículos estavam estacionados no recuo destinado aos food trucks, na Rua Olavo Moraes, em frente à Praça Zeca Netto.

O portal de notícias Blog do Juares (BJ) recebeu, na manhã desta terça-feira (24), algumas reclamações de motorista, que teve seu veículo multado, dizendo que a ação ocorreu de forma irregular, não regulamentada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e que irá recorrer através de recurso de trânsito.

No local, onde ocorreram os recolhimentos de veículo, havia uma placa de sinalização de trânsito vertical permitindo somente o estacionamento de “FOOD TRUCK” - “Art. 181 XVII Estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela legislação” – “MULTA 5 PONTOS R$: 195,23”. Há dois estacionamentos no centro de Camaquã com esta sinalização, em locais que costumam ficar food trucks, na Rua Olavo Moraes e na Rua General Zeca Netto, em frente à Praça Donário Lopes.

Foto: Édio Wenzke / Blog do Juares

De acordo com o artigo 96 do CTB, para a lei, food truck não é classificado como veículo.

Art. 96

Os veículos classificam-se em:

I - quanto à tração:

a) automotor;b) elétrico;c) de propulsão humana;d) de tração animal;e) reboque ou semi-reboque;

II - quanto à espécie:

a) de passageiros:

1 - bicicleta;2 - ciclomotor;3 - motoneta;4 - motocicleta;5 - triciclo;6 - quadriciclo;7 - automóvel;8 - microônibus;9 - ônibus;10 - bonde;11 - reboque ou semi-reboque;12 - charrete;b) de carga:1 - motoneta;2 - motocicleta;3 - triciclo;4 - quadriciclo;5 - caminhonete;6 - caminhão;7 - reboque ou semi-reboque;8 - carroça;9 - carro-de-mão;

c) misto:

1 - camioneta;2 - utilitário;3 - outros;d) de competição;e) de tração:1 - caminhão-trator;2 - trator de rodas;3 - trator de esteiras;4 - trator misto;f) especial;g) de coleção;

III - quanto à categoria:

a) oficial;b) de representação diplomática, de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro;c) particular;d) de aluguel;e) de aprendizagem.

Em contato com o diretor de trânsito do município, Carlos Guaspari, ele afirmou para o BJ que as placas de sinalização nos locais estão devidamente regulamentadas, conforme o Artigo 24 do CTB, que dá poderes para as autoridades municipais de trânsito (diretor de trânsito) regulamentar as placas de sinalização, dentro da competência municipal. No caso, sobre o estacionamento de veículos.

Não há uma lei municipal específica que regulamente o estacionamento de food trucks em Camaquã. De acordo com a Câmara de Vereadores, a questão está sendo tratado na restruturação do código de postura.

Solidariedade

Prefeitura de Camaquã envia veículos para ajudar na remoção de vítimas de Guaíba e Eldorado do Sul

Prefeito Ivo de Lima Ferreira disponibilizou o Ginásio Municipal de Esportes para acomodar os atingidos pelas enchentes

Hoje
Solidariedade

Saiba onde realizar doações para ajudar os mais afetados pelas enchentes em Camaquã

Confira na matéria o que doar!

Hoje
Explosão em posto de Porto Alegre

Explosão em posto de combustíveis deixa feridos na Zona Norte de Porto Alegre

Fato aconteceu na Avenida Cairú neste sábado (4)

Hoje
Profissionais inscritos como voluntários

Sete mil profissionais de saúde já se inscreveram como voluntários para atuarem nos municípios atingidos no RS

São 946 voluntários inscritos até o momento e que moram fora do estado, incluindo 244 de São Paulo, 164 de Santa Catarina e 103 do Paraná

Hoje
Temporais no SC

Santa Catarina segue com chuva e previsão de enchente e ventos fortes

Um homem morreu na sexta-feira em decorrência dos temporais

Hoje
Solidariedade

Conab e MDS preparam doação de 52 mil cestas de alimentos às famílias gaúchas atingidas pelas enchentes

A Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional já providenciou o empenho de R$ 8,39 milhões para viabilizar a aquisição

Hoje