Saúde

Janeiro Branco: precisamos falar sobre Saúde Mental

A virada do ano é vista como um ciclo que se fecha para que outro se abra
Publicado: 13/01/2020 às 08:14 | Atualizada: 17/11/2020 às 00:19 | Jornal Minuano

A campanha Janeiro Branco iniciou em 2014, quando duas psicólogas de Uberlândia, Minas Gerais, inspiradas pelo Outubro Rosa, pensaram no primeiro mês do ano (que já é terapêutico por natureza), como o mês mais propício para uma reflexão sobre a saúde mental, considerando que é neste período, pós avaliação e feedback de 12 meses, que as pessoas estão mais introspectivas e conectadas às questões existenciais, após o balanço de suas vidas na virada do ano. A virada do ano é vista como um ciclo que se fecha para que outro se abra. Assim, já não é de hoje que as pessoas aproveitam a finalização de um ano para rever propósitos e a chegada de um novo ano para novas metas.

A proposta da campanha é uma maior conscientização sobre a importância da saúde mental, atuando também como prevenção. Nas primeiras edições, foram realizadas palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo e intervenções urbanas em espaços públicos e privados das cidades que aderiram à campanha, no intuito de trazer à tona a reflexão de como está a saúde mental das pessoas. As psicólogas Fabiane Caillava e Sílvia Vargas, professoras da Urcamp, irão falar sobre esse tema na edição de hoje, do Minuano Saúde.

Conscientização sobre Saúde Mental

Inicialmente, as ações incluíram desde palestras-relâmpago em salas de espera de hospitais e escolas, até pontos de ônibus e restaurantes populares, passando pelas universidades, empresas, igrejas, praças e bancos. Também foi utilizada a mídia (tradicional e digital) para divulgar a campanha, o que fez com que a mesma atingisse uma abrangência nacional e internacional, com apoio de vários órgãos. Conforme as profissionais, a campanha se faz de suma importância neste momento em que nos deparamos com altas taxas de suicídio, depressão e ansiedade, só para citar algumas das problemáticas mais prevalentes. A campanha janeiro branco se propõe a uma psicoeducação, no sentido de promover a saúde mental, buscando diminuir o aumento dos transtornos mentais através da prevenção e valorizando a subjetividade humana. “É uma campanha gratuita, democrática, descentralizada, social, solidária, voluntária, inclusiva, laica, humanista, apartidária, transdisciplinar, colaborativa e caracterizada pela pluralidade e diversidade de temas”.

O curso de Psicologia da Urcamp não possui uma ação específica em relação à campanha no mês de janeiro, por ser um mês de férias acadêmicas, mas preocupa-se em planejar atividades de prevenção e promoção da saúde mental durante todo o ano, tais como o Projeto Pré-Natal Psicológico, Projeto da Casa da Menina, Projeto Humanização Hospitalar, Projeto de Orientação Vocacional, Oficina Sensorial (inclusão e empatia), ações dos Projetos Integradores focados em prevenção – estimulação cognitiva de idosos, esclarecimento sobre o uso de telas na infância, doe vida, inventário REC (rua-escola-casa) de vulnerabilidade social, protocolo de integração dos serviços de porta de entrada para atendimento de pacientes com tentativa de suicídio e palestras voltadas a comunidade, dentre outros.

Assim, sendo a Urcamp uma instituição comunitária referência na área da saúde na região, está sempre preocupada em atuar junto a comunidade no sentido de promoção e prevenção de saúde mental. É importante que todas as pessoas aprendam a cuidar de sua saúde mental, bem como daqueles com os quais convive e se relaciona. Quanto mais se fala sobre o assunto, mais esclarecidas e conscientes as pessoas se tornam para, assim, construir um mundo onde as diferenças sejam realmente respeitadas e aceitas.

Objetivos da campanha

1) Aproveitar o mês de janeiro como uma representação de (re)início para que haja um maior debate e, a partir daí, sejam planejadas ações de prevenção e promoção no âmbito da saúde mental;

2) Dar visibilidade para a importância das emoções e da saúde mental das pessoas;

3) Convidar as pessoas a (re)pensarem suas vidas, seus relacionamentos, suas prioridades, quais investimentos estão fazendo e se os mesmos representam o que realmente querem para si, como pensam a saúde mental nas suas vidas e na daqueles que a cercam;

4) Evidenciar a importância do combate ao adoecimento emocional, bem como de suas repercussões individuais e coletivas;

5) Contribuir para a disseminação da importância da saúde mental no contexto das políticas públicas para, assim, efetivar ações que promovam o bem-estar das pessoas.

Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

Ontem

Sintomas parecidos, mas causas diferentes! Entenda a diferença entre virose, intoxicação alimentar e H. pylori

Cuidados com a higiene de mãos, alimentos e ambientes pode evitar os problemas

2 dias atrás

RS deve receber primeiro lote de vacinas contra a dengue nos próximos dias

Seis municípios gaúchos receberão as doses

2 dias atrás
Prevenção

Dia de conscientização contra a meningite: neurologista explica como se prevenir

Data representa a luta contra a doença no mundo

4 dias atrás
Dengue

RS registra mais seis mortes e se aproxima de 100 óbitos causados pela dengue

Essa já é a maior marca da última década

4 dias atrás
Fiocruz

Internações por gripe e vírus sincicial aumentam no Brasil

Casos de covid-19 têm tendência de queda

1 semana atrás