Geral

Atividades de coleta seletiva da Cootrica são encerradas em Camaquã

Por meio de recurso administrativo e judicial, jurídico da cooperativa tenta reverter a situação
Publicado: 16/01/2020 às 22:46 | Atualizada: 11/11/2020 às 17:34
Juares da Luz

A Prefeitura de Camaquã não está realizando a coleta seletiva no município. O término de contrato com a Cooperativa de Triagem de Camaquã (Cootrica) e a transição para a contratação de outra empresa seriam os motivos para a interrupção dos serviços.

Desde esta quinta-feira (16), foram encerradas as atividades nas dependências do galpão de triagem junto à área de transbordo do Aterro Sanitário. O galpão de triagem está localizado na estrada dos Galpões, logo depois do Prado.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente alega que o encerramento das atividades foi para levantamento e manutenção dos equipamentos do galpão de triagem, bem como as instalações, para fins da transição do Acordo de Cooperação Técnica do Chamamento Público n° 008/2019 e o término do Acordo de Cooperação Técnica do Chamamento Público n° 09/2017 - Termo 01/2018.

Na tarde desta quinta-feira (16), o vereador Marcelo Gouveia (PSB), o advogado Guilherme Justo, representante legal da Cootrica, e Elisângela Boeira, presidente da cooperativa, participaram de uma reunião com os responsáveis pelas secretarias do Meio Ambiente e da Infraestrutura para tratar sobre a situação da cooperativa com o término do contrato e a suspensão do recolhimento de lixo reciclável pela coleta seletiva no município.

“Infelizmente, não há previsão a curto prazo para o retorno do serviço, o que além de aumentar o custo do transbordo, é um enorme prejuízo ao meio ambiente. Devido a impasses no novo processo licitatório para o serviço de triagem, o serviço está suspenso, o que já leva muitos moradores a nos procurarem em busca de uma solução”, escreveu o vereador Marcelo Gouveia em sua rede social.

De acordo com informações, tanto o lixo reciclável quanto o orgânico serão destinados para o município de Minas do Leão, não sendo feita a separação enquanto não for determinado a nova cooperativa para a execução dos serviços, que tem por objetivo, além de baratear custos, o apoio a pessoas em vulnerabilidade social.

"Estivemos reunidos hoje à tarde com os secretários municipais do Meio Ambiente, Sr. Luiz Carlos Evangelista, e da Infraestrutura, Sr. Sergiomar Cardoso e, surpreendentemente, fomos informados que os caminhões de coleta do lixo seco, também conhecidos como "Seletinho" já foram recolhidos para as dependências da Prefeitura, e que a coleta está sendo misturada com o lixo orgânico. Estão tentando impedir a Cootrica de trabalhar. O que já está sendo combatido através de recurso administrativo e judicial. Cremos que misturar o lixo seco com o orgânico não é a medida mais adequada ambientalmente, mas é o que acontece em nosso município hoje; questão de saúde pública", disse em entrevista ao portal de notícias Blog do Juares (BJ) o advogado Guilherme Justo.

Ainda hoje (16) pela manhã a Assessoria da Prefeitura emitiu uma nota comunicando que Camaquã não terá coleta seletiva por 15 dias, e que o recolhimento de material orgânico não sofrerá alterações.

Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Hoje
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Hoje
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Hoje
Temporais no RS

20 mil vidas já foram salvas em trabalhos de resgate no RS

Números envolvem ações de militares das Forças Armadas, Defesa Civil, policiais, Bombeiros e voluntários numa integração entre Governo Federal, estado e municípios

Hoje
Enchentes no RS

Defesa Civil confirma 78 mortes causadas pelos temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; 105 pessoas ainda estão desaparecidas

Hoje
Barragens em situação de emergência

Seis barragens estão em situação de emergência no RS

Governo do RS segue monitorando as estruturas que estão apresentando riscos de rompimento

Hoje