Geral

MTG é notificado de decisão judicial que confirma Gilda Galeazzi como presidente

Decisão judicial foi necessária após empate inédito entre as duas chapas concorrentes
Publicado: 24/01/2020 às 17:02 | Atualizada: 05/11/2020 às 16:56
Correio do Povo

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) recebeu, nesta sexta-feira, a notificação da Justiça que determinou, a posse de Gilda Galeazzi, da chapa 2, como a primeira mulher presidente da entidade. A juíza Carmen Barghouti, da 2ª Vara Cível do Fórum de Lajeado, acatou pedido de liminar da candidata, com o argumento de que entidade não pode ficar sem comando. A votação ocorreu em Lajeado, no Vale do Taquari, durante o 68º Congresso Tradicionalista, mas acabou virando assunto jurídico.

As duas chapas concorrentes “De coração pela tradição” (chapa 1), liderada por Elenir Winck, e “Fazer agora” (chapa 2), de Gilda receberam 530 votos. A atual direção do MTG declarou vitoriosa a chapa 1, baseada no Regulamento Geral. O parágrafo único do artigo 127 dá conta de que “em caso de empate será considerada eleita a chapa que contiver o candidato mais idoso”.

A chapa 2 recorreu, já que Gilda tem mais idade que Elenir, que não chegou a tomar posse. “Quando ao perigo de dano ou o resultado útil do processo encontra-se presente, tendo em vista que a diretoria antiga não possui mais poderes de gestão, após a eleição de 11/01/2020, não podendo a entidade ficar acéfala, bem como seus atos de desde então podem ser objeto de futuras ações de nulidade”, escreveu a juíza.

O MTG não se pronunciou sobre o recebimento da notificação até o fechamento da matéria, mas já havia informado que vai recorrer da decisão, assim como já recorreu em outra oportunidade logo que anunciou o resultado do pleito e teve a homologação suspensa: “Essa liminar da juíza na ação de obrigação de fazer é conflitante com a primeira liminar que ela mesma deu. Naquele momento ela suspendeu a ata para analisar melhor o assunto. E agora abriu mão de analisar melhor e, em liminar, deu a posse pra uma das candidatas”, disse a assessora jurídica da entidade, Daniela Pedroso, na quinta-feira. A entidade argumenta que, apesar de ser natural concentrar a imagem de um líder nas chapas concorrentes, a eleição define o conselho como um todo e não a figura de presidente.

No início da semana, Gilda entrou com nova ação, acatada na quinta-feira, pedindo para ser empossada de imediato. Nas redes sociais, ela comemorou a decisão. “Lutamos! Sofremos! Mas vencemos! Justiça determina que Gilda Galeazzi seja empossada como nova presidente do MTG! Uma nova era se inicia em nosso movimento!”, postou. Já Elenir, na postagem mais recente, escreveu: “Conhecemos, defendemos e confiamos nas leis que regem nosso amado MTG. Estamos tranquilos e confiantes. Continuamos na luta na defesa de nossos ideais”.

Uma reunião com o conselho diretor atual da entidade já havia sido convocado para este sábado, pelo presidente que entregaria o cargo neste mês, Nairo Callegaro, justamente para debater a administração da entidade enquanto a eleição estiver sub judice.

Aulas nas Escolas Municipais em Arambaré

Arambaré suspende as aulas nas Escolas Municipais entre os dias 6 e 10 de maio

Caso haja melhoras no tempo, a suspensão poderá ser revogada

Hoje
Situação de emergência em Arambaré

Prefeitura de Arambaré decreta situação de emergência devido aos fortes temporais

Decreto visa agilizar e coordenar os esforços de resposta e recuperação

Hoje
Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para segunda, 6 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Ontem
Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Ontem
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Ontem
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Ontem