Mundo

Trump vai anunciar plano de paz para o Oriente Médio na terça-feira

Presidente dos Estados Unidos recebeu primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Washington
Publicado: 27/01/2020 às 14:18 | Atualizada: 10/11/2020 às 07:36
Correio do Povo

O presidente norte-americano Donald Trump afirmou nesta segunda-feira que confia no sucesso do seu plano de paz para o Oriente Médio ao receber o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Washington, e anunciou que vai revelá-lo na terça-feira. "Acredito que ele tem uma chance" de dar certo, afirmou em frente à Casa Branca ao lado do líder israelense. "Nós vamos anunciá-lo amanhã às 12h" (14h de Brasília). Ele também afirmou que espera obter o "apoio" dos palestinos ao projeto, visto como fadado ao fracasso pela maioria dos analistas.

Mas os palestinos já rejeitaram "o acordo do século", como o plano é amplamente apelidado, dizendo que provavelmente será fortemente inclinado a favor de Israel – como várias outras medidas tomadas por Trump desde que assumiu o cargo em janeiro de 2017. Nos últimos três anos, o governo Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel e mudou a embaixada dos EUA para lá de Tel Aviv, revertendo décadas da política dos EUA ao abster-se de endossar uma solução de dois Estados.

A Autoridade Palestina interrompeu todas as conversações com Washington desde o primeiro desses movimentos, e um porta-voz do presidente Mahmoud Abbas disse nesta semana que a liderança  tinha uma "posição clara e inabalável" para rejeitar qualquer iniciativa liderada por Trump. Em um post no Twitter, Saeb Erekat, secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina, disse que qualquer proposta que ignore os direitos palestinos será "registrada na história como a fraude do século".

A maioria dos vazamentos sobre o conteúdo veio do lado israelense. Como resultado, eles enfatizaram o que Israel obteria, a fim de satisfazer a comunidade. Por exemplo, de acordo com o jornal Haaretz, o plano permitirá que o Estado judeu imponha soberania sobre a grande maioria dos assentamentos, e não apenas nos blocos de assentamentos – como foi proposto em planos de paz anteriores. Por outro lado, deverá incluir a evacuação de postos avançados não autorizados, que abrigam milhares de judeus.

Abalo

Terremoto em Taiwan já matou 12 pessoas e deixou desaparecidos

Abalo sísmico ocasionou queda de prédios e prendeu mais de 400 pessoas em um hotel

4 semanas atrás

Brasileiro que visitou a Finlândia mais de 50 vezes explica porque o país é o mais feliz do mundo

País foi considerado o mais feliz do mundo, pela sétima vez consecutiva, por ranking da ONU

1 mês atrás

Candidata a prefeita é morta a tiros durante comício no México

Gisela Gaytán, de 38 anos, disputava as eleições pelo município de Celaya

1 mês atrás

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e deixa ao menos nove pessoas mortas

Esse é o terremoto mais forte dos últimos 25 anos no país

1 mês atrás
Balanço trimestral

Brigada Militar realiza 28,1 mil prisões no primeiro trimestre de 2024

BM ainda realizou a apreensão de 1,6 tonelada de drogas, sendo 1,33 tonelada de maconha, 192,1 quilos de cocaína e 86,7 quilos de crack

1 mês atrás

VÍDEO: ponte desaba após navio cargueiro bater contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos pelas autoridades

1 mês atrás