Mundo

Avião das forças americanas cai no Afeganistão

A aeronave sofre queda numa região controlada pelos talibãs, o que dificulta investigações e resgate
Publicado: 27/01/2020 às 17:55 | Atualizada: 16/11/2020 às 18:52
Correio do Povo

Um avião das forças americanas caiu nesta segunda-feira no Afeganistão em circunstâncias ainda misteriosas numa região controlada pelos talibãs, que afirmaram que ele foi "abatido", enquanto o Pentágono garantiu que não há indícios de tiros inimigos. "Um avião especial dos ocupantes americanos caiu na província de Ghazni", declarou o porta-voz do Talibã, Zabihula Mujahid, em um comunicado. Contactado pela AFP, Mujahid disse que a aeronave foi "abatida", mas não explicou como. 

O Pentágono confirmou algumas horas depois que se tratou de um avião americano. "Um Bombardier E-11A americano caiu hoje na província de Ghazni, no Afeganistão", tuitou o porta-voz das forças americanas no Afeganistão, o coronel Sonny Leggett. O Bombardier E-11 é uma aeronave de apoio aos drones de reconhecimento. "Uma investigação está em curso sobre as causas do acidente, mas não há indícios que foi provocado por um tiro inimigo", acrescentou.

A queda do avião acontece no momento em que os talibãs e os Estados Unidos discutem os termos de um acordo sobre a retirada das forças americanas do Afeganistão, em troca de garantias de segurança da parte dos insurgentes. Um porta-voz do Ministério afegão da Defesa, Rohullah Ahmadzai, declarou mais cedo à AFP que a aeronave não pertencia às forças afegãs. "Não pertence à Força Aérea, nem ao serviço de inteligência, nem aos ministérios da Defesa e do Interior", garantiu.

Vídeos e fotos postados em uma conta no Twitter, cuja autenticidade não foi confirmada pela AFP, mostram os destroços de um avião de porte médio num campo nevado. Na fuselagem do avião aparece o emblema da Força Aérea americana.

Segundo os talibãs, a aeronave "voava numa missão de vigilância". A área onde aconteceu o acidente está sob controle dos insurgentes. As primeiras informações sobre a queda da aeronave foram divulgadas pela Direção da Aviação Civil afegã, que se limitou a dizer que a aeronave não era comercial. O avião caiu ao meio-dia (hora local), conforme o porta-voz da Polícia de Ghazni, Ahmad Khan Seerat. Segundo ele, a zona não é segura, devido à presença de insurgentes.

O acidente aconteceu no distrito de Deh Yak, ao leste da cidade de Ghazni. Fora das cidades, a região é dominada pelos talibãs, o que complica consideravelmente o envio de socorristas e de investigadores. Acidentes envolvendo voos militares, especialmente de helicópteros, são frequentes no Afeganistão, em razão do grande número de operações e dos ataques talibãs, além das más condições meteorológicas.

Abalo

Terremoto em Taiwan já matou 12 pessoas e deixou desaparecidos

Abalo sísmico ocasionou queda de prédios e prendeu mais de 400 pessoas em um hotel

4 semanas atrás

Brasileiro que visitou a Finlândia mais de 50 vezes explica porque o país é o mais feliz do mundo

País foi considerado o mais feliz do mundo, pela sétima vez consecutiva, por ranking da ONU

1 mês atrás

Candidata a prefeita é morta a tiros durante comício no México

Gisela Gaytán, de 38 anos, disputava as eleições pelo município de Celaya

1 mês atrás

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e deixa ao menos nove pessoas mortas

Esse é o terremoto mais forte dos últimos 25 anos no país

1 mês atrás
Balanço trimestral

Brigada Militar realiza 28,1 mil prisões no primeiro trimestre de 2024

BM ainda realizou a apreensão de 1,6 tonelada de drogas, sendo 1,33 tonelada de maconha, 192,1 quilos de cocaína e 86,7 quilos de crack

1 mês atrás

VÍDEO: ponte desaba após navio cargueiro bater contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos pelas autoridades

1 mês atrás