Geral

Após morte pelo "desafio da rasteira", especialistas alertam sobre os riscos da "brincadeira"

Relembre outros passatempos que também repercutiram na internet e causaram óbitos no Brasil e no mundo
Publicado: 13/02/2020 às 16:04 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:00
Matheus Garcia

Uma brincadeira que, diga-se de passagem, de muito mau gosto, viralizou nos últimos dias nas redes sociais. O “desfio da rasteira” consiste em três pessoas pularem ao mesmo tempo e uma delas é derrubado por uma rasteira. É um passatempo antigo, mas que voltou à tona por conta de seu alto risco contra à vida.

Diversos especialistas vêm alertando os pais e as escolas que essa “brincadeira” pode acabar em tragédia. Pois, a pessoa que levar a rasteira, distraída, pode bater a cabeça, a cervical e/ou outras partes do corpo na hora da queda e sofrer graves ferimentos ou até mesmo vir a falecer.

A reportagem do portal de notícias Blog do Juares (BJ) fez uma pesquisa e relembra outros tipos de diversão que, assim como o “desafio da rasteira”, também podem causar danos e que os pais e educadores devem evitar das crianças e adolescentes reproduzirem em casa ou na escola.  

1 - Kylie Jenner:

Apesar de não ter causado vítimas fatais, o desafio ficou conhecido como Kylie Jenner porque as pessoas colocavam objetos na boca, como copos, parar provocar vácuo e inchar os lábios, ficando, assim, como os da influenciadora digital e empresária estadunidense de mesmo nome. Ficou bastante popular em 2015 e felizmente não teve vítimas fatais. Mas oferece riscos a quem o coloca em prática, como lesões e deformidades permanentes na boca.

Foto: Reprodução

2 - Prender a respiração:

Virou febre entre os jovens em 2016 e exigia que fosse presa a respiração ou usasse objetos que causassem asfixia até onde a pessoa fosse capaz de suportar. Também ganhou destaque de maneira trágica. Gustavo Riveiros Detter, de 13 anos, veio a falecer depois de jogar com amigos na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo.

3 - Desafio do desodorante:

Em 2018, foi a vez do “desafio do desodorante” viralizar entre a nova geração e invadir as redes sociais. A pessoa que topava a “brincadeira” tinha que espirrar desodorante diretamente na boca e segurar o ar. A morte que mais repercutiu na época foi a de uma menina de sete anos, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Adrielly Gonçalves teve uma parada cardíaca ao imitar o desafio que circulava nessa época.

Foto: Reprodução

4 - Roleta-russa humana:

Essa “brincadeira” nada mais é do que duas pessoas segurando uma outra e ambos tentam girá-la. A jovem Emanuela Medeiros, de 16 anos, moradora de Mossoró (RN) morreu em novembro de 2019 após cair e sofrer um traumatismo craniano enquanto brincava disso na escola.

5 - Birdbox Challenge:

Muita gente aderiu à #BirdBoxChallenge, depois do sucesso mundial do longa-metragem Bird Box, da Netflix. A hashtag se tornou muito popular na internet e mostrava pessoas que, assim como na história do filme, passavam a realizar tarefas com os olhos vendados. Uma referência à antiga brincadeira da cabra-cega. Apesar de aparentar ser inofensiva, poderia fazer com que as pessoas se machucassem ou até mesmo morressem por não verem o que estavam fazendo. A repercussão desse desafio foi tão grande que a própria Netflix teve que se pronunciar a respeito e pedir para que a população não se machucasse reproduzindo o passatempo.

Foto: Reprodução

 

Com informações do Portal R7

Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Hoje
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Hoje
Solidariedade

Prefeitura de Camaquã envia veículos para ajudar na remoção de vítimas de Guaíba e Eldorado do Sul

Prefeito Ivo de Lima Ferreira disponibilizou o Ginásio Municipal de Esportes para acomodar os atingidos pelas enchentes

Hoje
Solidariedade

Saiba onde realizar doações para ajudar os mais afetados pelas enchentes em Camaquã

Confira na matéria o que doar!

Hoje
Explosão em posto de Porto Alegre

Explosão em posto de combustíveis deixa feridos na Zona Norte de Porto Alegre

Fato aconteceu na Avenida Cairú neste sábado (4)

Hoje
Profissionais inscritos como voluntários

Sete mil profissionais de saúde já se inscreveram como voluntários para atuarem nos municípios atingidos no RS

São 946 voluntários inscritos até o momento e que moram fora do estado, incluindo 244 de São Paulo, 164 de Santa Catarina e 103 do Paraná

Hoje