Política

Governadores criticam Bolsonaro por manifestação sobre morte de miliciano

No documento, convidam o presidente a participar do próximo Fórum, em abril
Publicado: 17/02/2020 às 14:55 | Atualizada: 12/11/2020 às 09:10
Correio do Povo

O Fórum Nacional de Governadores manifestou, nesta segunda-feira, por meio de carta, contrariedade com as manifestações do presidente Jair Bolsonaro sobre as investigações envolvendo a morte do miliciano Adriano de Nóbrega, na Bahia. No documento, assinado por 20 governadores, incluindo Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, são destacadas ainda as declarações envolvendo a discussão sobre a reforma tributária. 

Segundo a carta, as declarações "não contribuem para a evolução da democracia no Brasil. É preciso observar os limites institucionais com a responsabilidade que nossos mandatos exigem. Equilíbrio, sensatez e diálogo para entendimentos na pauta de interesse do povo é o que a sociedade espera de nós". Além disso, convidam o presidente a participar do próximo Fórum Nacional dos Governadores, que será realizado no dia 14 de abril. 

A iniciativa de se posicionar contra as falas de Bolsonaro partiu do governador Wilson Witzel (PSC-RJ), endossada em seguida por João Doria (PSDB-SP). Ambos são adversários políticos do presidente.

A seguir, a íntegra da carta. 

CARTA DOS GOVERNADORES EM DEFESA DO PACTO FEDERATIVO

Recentes declarações do Presidente da República Jair Bolsonaro confrontando Governadores, ora envolvendo a necessidade de reforma tributária, sem expressamente abordar o tema, mas apenas desafiando Governadores a reduzir impostos vitais para a sobrevivência dos Estados, ora se antecipando a investigações policiais para atribuir fatos graves à conduta das polícias e de seus Governadores, não contribuem para a evolução da democracia no Brasil.

É preciso observar os limites institucionais com a responsabilidade que nossos mandatos exigem. Equilíbrio, sensatez e diálogo para entendimentos na pauta de interesse do povo é o que a sociedade espera de nós. Trabalhando unidos conseguiremos contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, pela redução da desigualdade social e pela busca por prosperidade econômica. Juntos podemos atuar pelo bem do Brasil e dos brasileiros.

Nesse sentido, convidamos o Senhor Presidente da República para o próximo Fórum Nacional de Governadores, a ser realizado em 14 de abril do ano em curso.

Brasília, 17 de fevereiro de 2020. 

GLADSON CAMELIGovernador do Estado do AcreRENAN FILHOGovernador do Estado de AlagoasWALDEZ GOÉSGovernador do Estado do AmapáWILSON LIMAGovernador do Estado do AmazonasRUI COSTAGovernador do Estado da BahiaCAMILO SANTANAGovernador do Estado do CearáIBANEIS ROCHAGovernador do Distrito FederalRENATO CASAGRANDEGovernador do Estado do Espírito SantoFLÁVIO DINOGovernador do Estado do MaranhãoREINALDO AZAMBUJAGovernador do Estado do Mato Grosso do SulROMEU ZEMAGovernador do Estado de Minas GeraisHELDER BARBALHOGovernador do Estado do ParáJOÃO AZEVÊDOGovernador do Estado da ParaíbaPAULO CÂMARAGovernador do Estado de PernambucoWELLINGTON DIASGovernador do Estado do PiauíWILSON WITZELGovernador do Estado do Rio de JaneiroFÁTIMA BEZERRAGovernadora do Estado do Rio Grande do NorteEDUARDO LEITEGovernador do Estado do Rio Grande do SulJOÃO DORIAGovernador do Estado de São PauloBELIVALDO CHAGASGovernador do Estado de Sergipe

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Em reunião, PDT define por maioria absoluta aliança com Progressistas em Camaquã

Encontro ocorreu na tarde deste sábado (20)

1 semana atrás
Seminário Eleições Municipais 2024

Seminário Eleições Municipais 2024 será realizado em Camaquã na próxima quinta-feira (25)

Evento acontece das 13h30 às 18h30 no Sindicato dos Bancários de Camaquã

1 semana atrás

Veja a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas 12 matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (15)

2 semanas atrás