Saúde

Antecipação da vacinação contra a gripe ainda está indefinida

Campanha de imunização ocorre anualmente entre os meses de abril e maio
Publicado: 27/02/2020 às 13:02 | Atualizada: 10/11/2020 às 11:26 | Jornal do Comércio

O Ministério da Saúde ainda não tem data para iniciar a campanha de vacinação contra o vírus da gripe influenza no Brasil. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, mesmo diante da epidemia de coronavírus e do primeiro caso confirmado no País, não é possível adiantar a imunização, uma vez que o Laboratório Butantan, responsável pela fabricação da vacina distribuída na rede pública, ainda não concluiu a produção das doses que serão usadas neste ano. A expectativa é que até a segunda semana de março seja possível definir o período em que será realizada a campanha em 2020.

A vacina contra a gripe não previne o contágio pelo coronavírus, mas facilita o diagnóstico, uma vez que sintomas como febre e tosse são comuns nas duas doenças. A campanha é realizada todos os anos entre abril e maio com nova vacina feita a partir dos vírus que mais circularam no País no inverno anterior.

Na quarta-feira (26), durante entrevista coletiva em que foi confirmado o primeiro caso de contaminação pelo coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre a possibilidade de antecipar o início da campanha de vacinação em alguns estados, principalmente regiões onde as temperaturas são mais baixas. “Se tivermos como antecipar, podemos começar pelo Rio Grande do Sul. O inverno chega um mês antes no Sul do Brasil", afirmou o ministro. A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul já solicitou ao que a distribuição da vacina seja adiantada no Estado, mas ainda aguarda posicionamento.

Neste ano, a vacinação contra a gripe contará com um novo público, os adultos de 55 a 59 anos. O objetivo é ampliar a vacinação dos grupos mais vulneráveis para a doença. O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 67,7 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação, que já conta com crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, idosos, entre outros.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás