Geral

Tempo seco e quente predominam nesta terça-feira

Mesmo com estiagem que assola a região, representantes governamentais de Camaquã falam que não há perigo de haver decreto de restrição do abastecimento público. Mas orientam aos camaquenses que utilizem do bem natural sem desperdiçá-lo
Publicado: 02/03/2020 às 22:29 | Atualizada: 11/11/2020 às 11:06
Matheus Garcia

O sol predominou em grande parte da segunda-feira (2) na região de Camaquã. Apenas quem acordou cedo, presenciou uma pancada de chuva isolada e de fraca intensidade por volta das 7 horas. No decorrer do dia, o sol brilhou forte, com temperaturas variando dos 19ºC aos 29ºC. Os ventos sopraram ao leste, com velocidade de 21 km por hora. O sol nasceu às 6h18 e se pôs às 18h56.

Nesta terça-feira (3), a situação climática não muda muito. O tempo segue firme, sem previsão de chuva para a região da capital do arroz parboilizado. Os termômetros começam o dia marcando 18ºC e, no passar das horas, sobem para 29ºC. Cuidado para a umidade relativa do ar, que estará abaixo dos 30% em grande parte do solo gaúcho. Se hidrate bastante e passe protetor solar, pois o índice ultravioleta, com a umidade baixa, tende a ficar mais alto.

Estiagem

A falta de chuva na Região Sul do Estado preocupa os agricultores de Camaquã e municípios vizinhos, que vêm perdendo bastante no lado financeiro, por conta da seca. Até o momento, o Governo do RS homologou apenas o decreto de situação de emergência de São Lourenço do Sul. Tal medida facilita para o recebimento de apoio governamental para os municípios atingidos pela estiagem. 

Camaquã ainda necessita do reconhecimento do decreto por parte da União. Porém, a deliberação já havia sido emitida no último dia 3 de janeiro, pelo então prefeito em exercício, Jair Martins.

De acordo com a última medição dos níveis de água da Barragem do Arroio Duro, publicada hoje (2) no site da Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro (AUD), a acumulação foi de apenas 17%. A nivelação atual da represa está em 44, 74 m, cerca de 4m acima do nível mínimo comportado, que é de 40, 28 m. A autonomia do abastecimento em Camaquã é de 1.933 dias.

Mesmo com esses baixos índices, os especialistas e representantes governamentais do município falam que ainda não há motivos para desespero. Segundo eles, os volumes do reservatório ainda são expressivos. O controle do abastecimento só está afetando a irrigação de lavouras. A água disponibilizada para o consumo da população não foi afetada.

Porém, embora não havendo risco de decreto para restrição do abastecimento público, é orientado aos camaquenses que façam uso do bem natural de forma consciente e sem desperdício.

Com informções da Somar Meteorologia, Gaúcha ZH e AUD

Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Hoje
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Hoje
Solidariedade

Prefeitura de Camaquã envia veículos para ajudar na remoção de vítimas de Guaíba e Eldorado do Sul

Prefeito Ivo de Lima Ferreira disponibilizou o Ginásio Municipal de Esportes para acomodar os atingidos pelas enchentes

Hoje
Solidariedade

Saiba onde realizar doações para ajudar os mais afetados pelas enchentes em Camaquã

Confira na matéria o que doar!

Hoje
Explosão em posto de Porto Alegre

Explosão em posto de combustíveis deixa feridos na Zona Norte de Porto Alegre

Fato aconteceu na Avenida Cairú neste sábado (4)

Hoje
Profissionais inscritos como voluntários

Sete mil profissionais de saúde já se inscreveram como voluntários para atuarem nos municípios atingidos no RS

São 946 voluntários inscritos até o momento e que moram fora do estado, incluindo 244 de São Paulo, 164 de Santa Catarina e 103 do Paraná

Hoje