Polícia

Idoso encontrado morto em Porto Alegre foi torturado, diz polícia

Segundo a Polícia Civil, jovem apreendida teria um relacionamento com a vítima e é suspeita de arquitetar o crime junto com outro menor de idade, com o qual também se relacionava. Outras duas pessoas estariam envolvidas
Publicado: 03/03/2020 às 10:31 | Atualizada: 13/11/2020 às 04:59
G1

A Polícia Civil concluiu o inquérito no caso do idoso encontrado morto dentro do apartamento em que morava, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. O crime aconteceu em dezembro do ano passado. Duas pessoas foram indiciadas pela morte de Sérgio Eudon Schmidt, de 69 anos. A conclusão do caso só foi divulgada pela polícia na segunda-feira (2).

De acordo com o delegado Ajaribe Rocha Pinto, durante os meses de janeiro e fevereiro, uma mulher foi presa e dois adolescentes apreendidos por suspeita de envolvimento no crime. Um quarto suspeito, que tem prisão preventiva decretada, está foragido.

O corpo de Sérgio foi encontrado amarrado e com sinais de violência.

"A menor facilitou a entrada deles no apartamento porque ela tinha as chaves. E mediante tortura para obterem dele os números de senha de cartões", afirmou o delegado Ajaribe Rocha Pinto.

O idoso se relacionava com uma menor de idade, de 16 anos, e teria sido ela quem projetou o crime, junto com o outro menor, de 17, informou o delegado. Os outros dois participantes tem 20 e 37 anos.

"Ele [a vítima] em determinadas oportunidades se vangloriava de ter um valor alto em banco, que seria fruto de um seguro recebido quando ficou viúvo. A partir daí, ela que se relacionava também com um menor, traficante de drogas em Viamão [Região Metropolitana de Porto Alegre], arquitetaram todo um plano para tirarem esse dinheiro dele."

As câmeras de segurança mostram o carro dos suspeitos do crime saindo do prédio.

"Momentos antes de encontrar o corpo do tio, o sobrinho da vítima chegou a flagrar uma das suspeitas saindo do prédio e questionada ela teria dito que teria vindo para limpar o apartamento, uma coisa assim e deu uma desculpa qualquer", comenta o delegado.

Nas imagens do banco, mostram a menor com a mulher sacando o dinheiro da vítima. As câmeras mostram que, mais tarde no mesmo dia, a adolescente retorna junto com o namorado para fazer uma transferência.

A mulher presa confessou o crime. Segundo o delegado, ela contou que participou da ação por R$ 150 e três gramas de crack.

Os adultos vão responder por latrocínio, corrupção de menores e formação de quadrilha, com penas que podem ser de 20 a 30 anos, informou a polícia. Já os menores devem permanecer internados por até três anos.

Tráfico de drogas

PF prende casal que portava 6 kg de cocaína no aeroporto de Porto Alegre

Ação aconteceu na noite deste sábado (27)

Hoje

Polícia Civil prende homem por descumprimento de Medida Protetiva em Amaral Ferrador

Prisão aconteceu em Coxilha Grande, na Zona Rural do município

2 dias atrás

Identificado homem que foi morto a tiros em Camaquã

Crime aconteceu na noite dessa quinta-feira (25), no bairro Parque Residencial do Arroio Duro

2 dias atrás
Crime

PC faz operação contra golpistas de organizações criminosas no RS

Ações aconteceram nas cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Canela, Novo Hamburgo e Porto Alegre

3 dias atrás
Operação Medellin

Depósito com grande quantidade de drogas é localizado em Canoas

Ação aconteceu no bairro Mathias Velho

3 dias atrás
Prisões

Grande operação da Polícia Civil prende sete pessoas no Norte do RS

Ação busca combater o tráfico de drogas na região

4 dias atrás