Geral

Inter aniquila a Univerdad Católica por 3 a 0 em jogo de alta voltagem

Guerrero comandou a vitória colorada, marcando duas vezes e dando assistência para fechar placar na Libertadores
Publicado: 03/03/2020 às 22:35 | Atualizada: 15/11/2020 às 17:14
Correio do Povo

Intensidade. Se esta é a palavra que mais se repete para definir o estilo de jogo do técnico Eduardo Coudet, a partida de estreia do Inter na fase de grupos da Libertadores mostrou o porquê disse. Em alta voltagem, o Colorado recebeu a Universidad Católica nesta quarta e aniquilou os chilenos no Beira-Rio. Embalado pela torcida, o Colorado venceu por 3 a 0 em uma noite de muitas chances. Paolo Guerrero, duas vezes, e Marcos Guilherme, marcaram na vitória.

A partida foi toda de domínio do Inter, que criou muitas oportunidades. No primeiro tempo, a bola insistiu em não entrar. Foram mais de dez finalizações que não foram convertidas. A tônica parecia se repetir na segunda parcial, até que o perunano do Colorado desestabilizou os adversários, abrindo as portas para o resultado. De falta, ele marcou o primeiro. Na sequência, balançou a rede pela segunda vez. Minutos depois, deu assistência para o colega selar o resultado.

O próximo compromisso do Colorado é pelo campeonato Gaúcho, no domingo, contra o Brasil de Pelotas. Pela Libertadores, volta a campo para o clássico Gre-Nal, que será disputado no dia 12 de março, na Arena. A partida está marcada para as 21h.

Supremacia Colorada

Se nas arquibancadas o sentimento era de otimismo com o time, dentro do gramado, os 11 iniciais começaram dando um susto no torcedor. No primeiro lance do jogo, num erro de comunicação entre Bruno Fuchs e Marcelo Lomba, o zagueiro afastou cruzamento que estava nas mãos para trás, quase marcando contra. Minutos depois, o jovem defensor entregou para Munder, que achou Zampedri pela esquerda. O camisa 9 dos chilenos arrancou na velocidade e foi derrubado por Cuesta que levou cartão amarelo, a um passo da área.

Depois da surpresa inicial, só deu Inter, porém. Demonstrando entrosamento com o estilo de Coudet, o Colorado impôs um jogo rápido, com intensas trocas de passes e muita velocidade nas ações ofensivas. Em 10 minutos de partida, o time acumulava sete finalizações, com seis chances claras de abrir o marcador: aos 3, Galhardo encontrou Marcos Guilherme, que ficou cara a cara com o goleiro, mas mandou pela linha de fundo. Aos 8, Rodinei cruzou para Galhardo, que finalizou de letra, no que seria um gola. Em lance na sequência, o atacante teve outra chance, mas o goleiro defendeu.

Em meio à pressão dos gaúchos, ficou evidente a boa triangulação de Galhardo, Marcos Guilherme, e Guerrero, que comandavam as ações ofensivas centralizados, mas também buscando abertura pelas laterais. A marcação e o posicionamento adiantado, forçando o adversário a errar, dava resultado. Cuesta atuava sem dificuldades na metade de ataque e até arriscava chutes de longa distância.

A supremacia colorada fez o técnico Ariel Holán mudar o posicionamento dentro de campo, abrindo mão do 3-4-3 para recuar o time e adotar uma postura mais conservadora com quatro defensores. Com o novo esquema, o time se estabilizou, mas o Inter permaneceu com posse e domínio. Os visitantes tentavam se lançar ao ataque, sobretudo nas costas de Uendel, cuja atuação destoava daquela dos companheiros.

Aos 24, Guerrero aproveitou recuo errado e arriscou de fora, chutando muito próximo à trave de Dituro. Aos 35, Marcos Guilherme cruza pra área, Guerrero desviou de cabeça, mas a bola ficou fácil para a defesa do goleiro. Na velocidade, mais uma chance, na sequência: Marcos Guilherme encontrou Galhardo, que finalizou com a perna direita, pela linha de fundo.

Nos minutos finais, o jogo esquentou com os chilenos acirrando a marcação e cometendo muitas faltas. E foi em lance de bola parada que os visitantes tiveram sua melhor chance. Aos 43, Munder foi derrubado por Uendel. Aued cobrou direto para o gol, fazendo Lomba espalmar para a frente. Na sequência, Boschilia tentou sair no contra-ataque, mas foi derrubado por Fuenzalida com carrinho por trás. O lance gerou reclamações por parte dos Colorados  – Ariel Broggi, auxiliar de Coudet, inclusive for advertido por reclamação. Apesar do controle da partida e dos dois minutos de acréscimo, o Inter não conseguiu abrir o placar com 12 finalizações.

Segundo tempo de gols

Para o segundo tempo, Marcos Guilherme e Boschilia inverteram de lado. E o Inter manteve a postura da primeira metade do jogo. Logo aos dois minutos, o time teve nova chance de abrir o marcador após erro crasso do goleiro Dituro, que entregou a bola nos pés de Edenílson. O volante tentou colocar por cobertura mas a bola foi muito forte, diretamente pela linha de fundo. Na sequência, Galhardo levou a melhor sobre Parot, que derrubou o atacante a menos de um metro da área. Boschilia cobrou fechado, mas Dituro tirou de soco.

Em nova falta aos 6, Marcos Guilherme lançou Guerrero, que, de dentro da área, não conseguiu o domínio e deixou a bola escapar direto para as mãos do goleiro. Aos 7, Uendel recuperou lançamento de Bruno Fuchs e levou até a linha de fundo. No cruzamento, Galhardo tentou a finalização, mas Parot afastou. Edenilson chutou o rebote, e Dituro tirou de soco. Sobrou para Galhardo que, meio de voleio, meio de bicicleta, tentou finalizar ao gol, mas a bola balançou a rede por cima do travessão, do lado de fora.

Guerrero "abre a porteira"

A rede finalmente balançou aos 16, fazendo o Beira-Rio rugir. Guerrero sofreu falta de frente próximo à meia-lua, centralizada. O próprio camisa 9 foi para a cobrança. De direita, bateu firme e contou com desvio em Asta-Buruaga para abrir o marcador em Porto Alegre. Dituro nem se mexeu e só viu a bola cruzar a linha. 

Como se diz na linguagem popular, a porteira foi aberta. Enquanto a torcida cantava forte, a marcação adiantada surtia efeito. Após mais uma saída errada, o goleiro entregou para Thiago Galhardo, que tocou para o peruano, que colocou milimetricamente no canto. A bola bateu na trave e entrou aos 21.

O terceiro veio logo em seguida. Depois de jogada pela esquerda, Edenílson conduziu à linha de fundo e achou o camisa 9 do Colorado dentro da área, que escorou para Marcos Guilherme. Sem chances para os chilenos, o atacante liquidou o jogo. Com o placar selado, Coudet começou a fazer mudanças. Lindoso e Praxedes entraram nos lugares de Boschilia e Cuesta. Gustagol substitui Galhardo.

E na sua estreia com a camisa vermelha, o atacante quase marcou aos 41. Praxedes tocou para o último contratado pelo time que, de cara a cara, chutou em cima de Dituro. O lance não fez falta para o placar, pois, em uma noite de luxo, o Inter arrancou com o pé direito em busca de mais um título da Libertadores.

Inter x Universidad Católica | Libertadores - 1ª rodada

Inter 3Lomba; Rodinei, Bruno Fuchs, Victor Cuesta (Praxedes), Uendel; Musto; Marcos Guilherme, Edenílson, Boschilia (Lindoso); Thiago Galhardo (Gustagol) e Paolo Guerrero.Técnico: Eduardo Coudet

Universidad Católica 0Dituro; Asta-Buruaga (Marcelino Núñez), Kuscevic, Huerta e Fuenzalida; Parot, Saavedra, Aued (Pinares) e Munder; Zampedri e Puch.Técnico: Ariel Holán

Gols: Guerrero (16"/2ºT) e (21"/2ºT), Marcos Guilherme (25"/2ºT)Cartões Amarelos: Cuesta, Galhardo, Boschilia (I); Aued (UC)Cartões Amarelos: Huerta (UC) 

Arbitragem: Ángel Arteaga (VEN)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)Placar: 35.860Horário: 19h15min

Consequências dos temporais no RS

Veja quais rodovias estão com bloqueios totais ou parciais no RS

São 102 trechos em 58 rodovias estaduais com interrupções

Hoje
Suspensão

Expediente da Justiça Eleitoral segue suspenso em todo o Rio Grande do Sul

Medida é válida até a próxima sexta-feira (10)

Hoje
Ajuda

Pix do SOS Rio Grande do Sul arrecada mais de R$ 38,2 milhões

Estado instituiu neste domingo (5) comitê que gerencia e fiscaliza recursos da conta oficial para auxiliar vítimas da enchente

Hoje
Enchentes no RS

Sobe para 83 o número de mortes causadas pelas enchentes e temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; Cruzeiro do Sul e Gramado são os municípios com mais vítimas

Hoje
Atualização da CEEE Equatorial

CEEE Equatorial informa que 183 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Dos desabastecidos, 175 mil estão desligados por segurança, devido às áreas alagadas

Hoje
Salvamento

PF realiza resgates para ajudar desabrigados em Eldorado do Sul

Corporação utiliza aeronave e embarcações para fazer os salvamentos

Hoje