Polícia

Bancários devem dizer não à MP que mexe na jornada de trabalho e em negociações da PLR

A instituição da carteira verde-amarela autoriza trabalho aos sábados e domingos e acaba com participação de sindicatos nas negociações de PLR
Publicado: 05/03/2020 às 10:32 | Atualizada: 07/11/2020 às 14:23 | Sindibancários Camaquã
Redação BJ News

O parecer favorável à Medida Provisória 905, que institui o chamado Contrato de Trabalho Verde Amarelo ou Carteira Verde Amarela, pode ser votada em Comissão Mista do Senado e da Câmara Federal na próxima terça-feira, 10 de março. A votação estava marcada para esta quarta-feira, 4, mas foi adiada porque o relator, Christiano Aureo (PP-RJ), alterou alguns itens do parecer favorável à matéria.

A MP foi apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro em novembro passado e, na prática, significa um aprofundamento da Reforma Trabalhista, flexibilizando ainda mais as relações de trabalho. Ela mexe com quase 100 artigos da CLT. Entre outras coisas, autoriza o trabalho aos domingos e feriados e isenta as empresas de parcerias incidentes sobre a folha de pagamentos dos contratos nesta modalidade. 

No caso dos bancários, a jornada de 6 horas diárias e 30 horas semanais fica mantida apenas para operadores de caixa. Os demais empregados passam a ter uma jornada de 8 horas. Além disso, a Medida dispensa a participação dos sindicatos nas negociações de participação nos lucros e resultados (PLR).

Para barrar a proposta na Câmara, a Fetrafi-RS orienta os bancários a reforçar a mobilização e a votarem "não” na consulta pública do Senado. Basta acessar o link do ecidadania e votar. É necessário ter um cadastro simples e rápido de preencher. 

Até o fechamento desta matéria, a enquete contava com quase 57 mil votos contrários à proposta e pouco mais de 2,5 mil favoráveis, o que demonstra que os brasileiros e brasileiras não querem que mexam em seus direitos trabalhistas.

Fiscalização

BM realiza fiscalização no centro de São Lourenço do Sul

Ação aconteceu na noite dessa sexta-feira (17)

Hoje
Tráfico de drogas

Pai e filho são presos por tráfico de drogas em Porto Alegre

Ação da Polícia Civil aconteceu nessa sexta-feira (17)

Hoje

Polícia Civil busca informações sobre motorista que se envolveu em atropelamento com óbito na ERS-350, entre Camaquã e Chuvisca

Suspeito estaria dirigindo um Volkswagen Fox ou um Volkswagen SpaceFox e teve um espelho retrovisor arrancado

2 dias atrás
Morte

Homem de 52 anos é assassinado em estrada entre Tapes e Arambaré

Crime aconteceu nesta quarta-feira (15)

3 dias atrás
Dilúvio Moral

Polícia Civil realiza operação para combater fraudes e golpes durante a tragédia no RS

Suspeitos estariam cometendo os crimes pela internet

3 dias atrás
Prisões

Polícia Civil prende dois suspeitos de extorsão no RS

Ação aconteceu na cidade de Uruguaiana

4 dias atrás