Geral

Chuvisca e outros municípios da região receberão a abertura de poços artesianos devido à estiagem

Municípios de Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano devem receber as equipes nos próximos dias. Camaquã irá receber o serviço quando a Situação de Emergência for homologada pela União, o que deve ocorrer em breve
Publicado: 05/03/2020 às 15:19 | Atualizada: 17/11/2020 às 09:35 | Assessoria Rodrigo Warlet Machado
Geovana Jacobsen

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado confirmou nesta quinta-feira (05) a abertura de poços artesianos nos municípios de Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano. A informação havia sido dada ao coordenador regional do gabinete da deputada estadual Silvana Covatti, Rodrigo Warlet Machado na última terça-feira (03), em Porto Alegre, após ser demandado por lideranças da região, por moradores da localidade da Pacheca, e pelo vereador Ronaldinho Renocar (Progressistas) que foi procurado por moradores da localidade de Figueira Marcada.

A medida deve garantir mais segurança hídrica as comunidades em períodos de estiagem, garantindo água de qualidade. A Secretaria de Agricultura do Estado forneceu um geólogo que apontou o melhor local para instalação dos poços, além do fornecimento da licenciamento ambiental. Além disso, o Estado cede a máquina perfuratriz e equipe técnica que irá realizar o trabalho. Já os municípios serão responsáveis pela instalação da rede hídrica, caixas d’água e manutenção.

O primeiro município que irá receber o serviço é Chuvisca, seguido por Cristal e Dom Feliciano, pois estes possuem prioridade no atendimento, já que contam com Decreto de Situação de Emergência reconhecido pelo Estado e União. O município de Camaquã também faz parte do Lote 15, que integra os municípios da região, no entanto, a Situação de Emergência ainda não foi reconhecida pela União. A homologação deve ocorrer nos próximos dias, e assim que ocorrer, será inserido no cronograma da Secretaria.

“Garantir água para as famílias é uma preocupação nossa e do secretário Covatti Filho, pois não há agricultura e vida no campo sem água”, afirma Machado, destacando que a Secretaria garantiu que as máquinas chegam à região em até 15 dias.

Camaquã

As tratativas para abertura de poços nas localidades de Figueira Marcada, Esquina da Pacheca e Pacheca, em Camaquã, teve início em outubro de 2019, quando uma comitiva do município entregou ao secretário Covatti Filho o pedido para abertura de poços.

Segundo Machado, os problemas provocados pela estiagem são preocupantes, e a abertura dos poços é uma medida para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores de áreas rurais. “O Estado já homologou o Decreto de Situação de Emergência, faltando apenas o da União, que deve ocorrer nos próximos dias. Como as máquinas estão na região, assim que for reconhecido no âmbito Federal, o município entrará como prioritário para receber o serviço”, explica o coordenador.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para segunda, 6 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Ontem
Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Ontem
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Ontem
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Ontem
Temporais no RS

20 mil vidas já foram salvas em trabalhos de resgate no RS

Números envolvem ações de militares das Forças Armadas, Defesa Civil, policiais, Bombeiros e voluntários numa integração entre Governo Federal, estado e municípios

Ontem
Enchentes no RS

Defesa Civil confirma 78 mortes causadas pelos temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; 105 pessoas ainda estão desaparecidas

Ontem