Geral

Seapen e Susepe promovem capacitação dos servidores para atenção a mulheres e grupos específicos no sistema prisional

O principal propósito do curso é a atualização constante dos servidores penitenciários, especialmente para tratar de respeito e de diversidade
Publicado: 06/03/2020 às 14:00 | Atualizada: 17/11/2020 às 09:35 | Comunicação Seapen / Susepe
Redação BJ News

Nesta sexta-feira (6), a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) deram início ao curso de capacitação sobre “Atenção às Mulheres e Grupos Específicos: do operacional ao técnico”.

O curso será feito em quatro módulos, durante o mês de março, direcionado à atuação dos servidores com o público descrito na proposta da Política Nacional de Diversidades no Sistema Prisional, especificamente as Políticas Públicas desenvolvidas para mulheres, população LGBTQI+, povos indígenas, população estrangeira privada de liberdade e pacientes com transtornos mentais. A capacitação integra uma série de estratégias que a Seapen e a Susepe têm promovido para inclusão das pessoas privadas de liberdade, egressas e também familiares nas políticas públicas, seguindo orientação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Na cerimônia de abertura, o Governador do Estado, Eduardo Leite, enfatizou que a primeira missão de quem trabalha no sistema penitenciário é lidar com rigidez para cumprir a restrição de liberdade dos indivíduos presos. Mas destacou também que não se pode esquecer da segunda missão que é a inclusão, buscando restaurar essas pessoas que voltarão ao convívio social. “A restauração necessita da atenção a públicos específicos, pois é assim que se inserem essas populações, entre elas as mulheres”, afirmou.

O Secretário da Seapen, Cesar Faccioli, destacou a importância da atualização constante dos servidores penitenciários, especialmente para tratar de respeito e de diversidade. “Essa capacitação está dentro de uma das diretrizes da Secretaria, que é transformar o RS numa usina permanente de desenvolvimento de competências. A Declaração dos Direitos Humanos define a pluralidade como imperativo ético inseparável da promoção da dignidade da pessoa humana e precisamos ter isso como um farol, uma indicação clara de um caminho a seguir”, salientou.

Também compuseram a mesa de abertura o Diretor de Políticas Penitenciárias da Seapen, Sandro Roberto de Oliveira, a Diretora substituta do Departamento de Tratamento Penal, Aline Malmann, o Diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Cristiano Fortes, o Diretor da Escola de Serviços Penitenciários/Acadepen, Alexandre Bobadra.

O curso foi promovido pelo Departamento de Políticas Penitenciárias da Seapen, o Departamento de Tratamento Penal da Susepe, e a Escola do Serviço Penitenciário/Acadepen. No final da cerimônia de abertura, a cantora Ella interpretou a música “Velha Roupa Colorida”.

Neste primeiro dia de capacitação, as palestras tratam especificamente da política para as mulheres. Os temas e palestrantes são: Direitos das Mulheres - Domenique Goulart, sócia e ex-assessora jurídica da Themis; A violência contra a mulher e seus ciclos – Ivete Vargas, Psicóloga do Juizado Violência Doméstica; Políticas Públicas para as mulheres – Bianca Feijó, Diretora do Departamento Estadual de Política para as mulheres da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do RS; Identidade de gênero – Cláudia Penalvo, representante da ONG Somos; Saúde integral da mulheres e suas especificidades (orientação sexual, raça/etnia/gestantes) – Nadiane Lemos, coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde.

Urgente

Trânsito está totalmente bloqueado na Correa Neto em Dom Feliciano

Comunicado foi feito pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, na tarde desta quarta (1º)

Hoje
Consequência dos temporais

Região Central do RS é a mais afetada pelo desabastecimento, diz Corsan

Dos 257 mil imóveis com o abastecimento de água comprometido, 164,5 mil são de Santa Maria e arredores

Hoje
Comunidade

Moradores de Camaquã reclamam que água da Corsan está com cheiro e gosto de óleo

Essa situação acontece nesta quarta-feira (1º), feriado de Dia do Trabalhador

Hoje
Datas comemorativas

1º de maio: entenda tudo sobre o Dia do Trabalhador

Data é celebrada anualmente em vários países

Hoje
Oportunidades de trabalho

Formatta RH está com 11 vagas de estágio para Camaquã

Inscreva-se, envie o currículo ou compareça na Formatta RH; acesse a matéria e saiba mais

Hoje
Consequência dos temporais

Corsan emite boletim sobre situação de desabastecimento no RS

Boletim foi atualizado na manhã desta quarta-feira (1º)

Hoje