Saúde

Prefeitura de Camaquã realiza entrega oficial de UTI móvel avançada do Samu

A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (6), na UPA do município, e contou com várias autoridades, dentre elas, a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann
Publicado: 06/03/2020 às 15:12 | Atualizada: 15/11/2020 às 23:19
Matheus Garcia

O Poder Executivo de Camaquã realizou a entrega oficial para a comunidade da nova ambulância avançada do Samu, na tarde desta sexta-feira (6). A cerimônia aconteceu nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, que fica no bairro Viégas, e contou com diversas autoridades, dentre elas, a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Durante o evento, ainda teve a entrega do Castramóvel, adquirido por intermédio da vereadora Ivana de Paula (PSD), que atenderá os serviços de castrações de animais, e de um veículo para o Conselho Tutelar, conquistado pelo gabinete vereador Vinícios Araújo (MDB).

Também esteve presente na solenidade o Secretário Municipal de Saúde, Luciano Pereira Dias, que conversou com a equipe de reportagem do portal de notícias Blog do Juares (BJ) e destacou a importância da aquisição do veículo para a população. “Desde 2014 não tínhamos mais o serviço de Unidade de Transporte Intensivo disponível em Camaquã. Recebemos das mãos da secretária Arita Bergmann, mas não se caracteriza apenas em uma ambulância. É um serviço que vai possibilitar para comunidade camaquense vagas na alta complexidade para nossos pacientes”, salientou Dias.

A partir de agora, em casos graves, nos quais o paciente necessite ser removido para um hospital mais especializado, será preciso apenas acionar esta ambulância. Antes, o doente teria que passar, primeiro, por atendimento no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA).

O secretário publicou uma nota nas redes sociais comemorando o ganho em meados de fevereiro, além de parabenizar a mobilização dos prefeitos e Secretários de Saúde da região, juntamente com a secretária Arita Bergmann, para a aquisição da UTI avançada. Segundo ele, quem ganha com isso é a própria comunidade.

Camaquã contava apenas com Unidades de Suporte Básico, que atendem casos de menor complexidade e com equipamento básico de suporte. Com este novo serviço, o risco de morte em casos de complicações cardíacas pode ser reduzido em até 20%, de acordo com informações do secretário da Saúde.

A ambulância, que veio de Sorocaba, em São Paulo, vai suprir às necessidades do serviço de saúde pública do município e de mais seis outros da região, sendo eles: ArambaréTapesCerro Grande do Sul, Sertão Santana, Sentinela do Sul e Chuvisca. “É com muita satisfação que entregamos, hoje, mais esse serviço para a comunidade de Camaquã e que é de suma importância para atender aos pacientes de média e alta complexidade do município e região”, completou o secretário.

Secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann. Édio Wenzke / Blog do Juares

Fotos: Édio Wenzke / Blog do Juares

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

Hoje

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

Hoje

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

Ontem
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

Ontem
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

Ontem
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

3 dias atrás