Geral

Sábado terá termômetros passando dos 40°C no RS

De acordo com a MetSul, este março pode entrar para a história por causa das altas temperaturas fora de época registradas. Próxima semana poderá ter chuva, mas ainda sem níveis que resolvam a estiagem na região
Publicado: 13/03/2020 às 17:47 | Atualizada: 17/11/2020 às 14:53
Matheus Garcia

O forte calor que vem sendo registrado nos últimos dias no RS nem pensa em dar uma trégua aos gaúchos no final de semana. Se na quinta (12) e sexta-feira (13), o Estado teve picos de temperatura chegando na casa dos 38ºC a 40°C em algumas regiões, no sábado (14), os termômetros podem ultrapassar facilmente os 39ºC a 42ºC em grande parte do RS.

Na região de Camaquã, a sexta-feira foi de sol escaldante e céu limpo, com temperatura oscilando entre 21ºC e 31ºC, com sensação térmica de 32°C. A umidade do ar girou em torno dos 58%, com ventos soprando a 23 km/h. O sol nasceu as 6h25 e se pôs às 18h45.

Amanhã, a previsão é que o dia comece com mínima de 22ºC, um pouco alta já para as primeiras horas do dia. As máximas darão um salto e chegarão aos 38ºC. Nem o vento vai colaborar para dar uma amenizada na sensação de abafamento e soprará apenas a 16 km/h. A chance de chuva é mínima para a região.

No domingo (15), ainda haverá registros de temperaturas altas no RS, especialmente no Norte. Mas a onda de calor vai perdendo força devido à chegada de nuvens de instabilidade que trarão chuva já no início da próxima semana, trazendo alívio e baixando os termômetros após dias sucessivos de temperaturas extremas.

Este calorão fora de época pode entrar para a história por causa dos recordes de temperaturas registrados no mês de março. Tem alerta para a baixa umidade relativa do ar e alto índice dos raios ultravioleta. É preciso ter cuidado redobrado com a saúde, se hidratando bastante e usando protetor solar em abundância.

O risco para incêndios em vegetação seca no RS segue alto, principalmente nas regiões onde a estiagem ataca de maneira desastrosa, que é o caso de Camaquã e alguns outros municípios nos arredores. Os níveis de chuva esperados para a próxima semana são bastante irregulares e ainda não resolvem o problema da seca.

Com informações da MetSul Meteorologia e Tempo Agora

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para segunda, 6 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Ontem
Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Ontem
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Ontem
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Ontem
Temporais no RS

20 mil vidas já foram salvas em trabalhos de resgate no RS

Números envolvem ações de militares das Forças Armadas, Defesa Civil, policiais, Bombeiros e voluntários numa integração entre Governo Federal, estado e municípios

Ontem
Enchentes no RS

Defesa Civil confirma 78 mortes causadas pelos temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; 105 pessoas ainda estão desaparecidas

Ontem