Geral

Coronavírus: Cristal decreta Estado de Calamidade Pública

Decreto nº 2648 estabelece medidas complementares de prevenção ao contágio no município
Publicado: 19/03/2020 às 17:07 | Atualizada: 17/11/2020 às 09:46 | Ascom PM Cristal

Apesar de não haver casos suspeitos no município de Cristal, a prefeita Fabia Richter instituiu hoje (19) o Decreto de Estado de Calamidade Pública, que anuncia medidas restritivas para evitar possível contágio do vírus.

A decisão foi tomada após o aumento de casos suspeitos de Covid-19 na região, e considerando os Decretos Federal e Estadual de Calamidade Pública, estabelece então a suspensão do funcionamento da Prefeitura com atendimento presencial, com os serviços sendo exercidos por meio digital ou remoto, além da proibição do funcionamento de comércio, academias e restaurantes.

Neste período, permanecerão abertos serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, unidades de saúde e postos de combustível. 

LIGUE EM CASOS EMERGENCIAIS:

Prefeitura: Celular de plantão 99701-8490 CRAS: Celular de plantão 99567-5111 Emater: Celular de plantão 99733-8972 Secretaria de Obras: Celular de plantão 99746-8820 

Ficam suspensas as seguintes atividades consideradas não essenciais (por 15 dias):

Academias Funerais Cultos religiosos/Missas Oitivas de Sindicâncias e Processos Administrativos Estágio Probatório Eventos, todos com aglomeração de até 10 pessoas a serem realizados em seu âmbito territorial. 

Tal medida trata-se de um plano para restringir ao máximo a circulação de pessoas nas ruas, equipes em ambientes fechados, evitando assim possíveis contágios. A meta é mitigar impactos no sistema de saúde, trabalhando fortemente com a prevenção e planejamento dos atendimentos. 

Outras medidas importantes do Decreto:

Prorroga o vencimento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano para 05 de julho de 2020 a primeira guia com 15% de desconto As Escolas de Ensino Fundamental se organizaram para encaminhar atividades diariamente por meio eletrônico para os alunos, a realização das atividades serão consideradas para registro de horas/aula 

A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:

Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve ligar para sua UBS; A recomendação geral é que fique em isolamento e monitoramento em casa, caso apresente os sintomas; Idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados e a locais com aglomeração; Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel; Evite tocar os olhos, nariz e boca; Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente; Evite a circulação em locais com grande aglomeração de pessoas.
Temporais no RS

Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski

Hoje
Cheia da lagoa

Tapes divulga comunicado com plano de ação após elevação do nível da Lagoa dos Patos

Moradores das áreas de risco devem se locomover para o centro do município

Hoje
Ajuda da Havan ao RS

Helicópteros da Havan conseguem chegar ao RS para ajudar população

Uma das megalojas da varejista foi completamente destruída em Lajeado

Hoje
Falta d'água

Reparo na rede interrompe o fornecimento de água em dois bairros de Arambaré

Equipes da Corsan realizam manutenção sob a ponte do Caramuru

Hoje
Bloqueio no trânsito

PRF bloqueia tráfego de veículos na BR-290 em Eldorado do Sul

Pontes do Guaíba também estão bloqueadas

Hoje
Doações em Camaquã

Pontos de coleta para doação terão plantões neste fim de semana em Camaquã

Várias pessoas estão sofrendo com as enchentes e precisando de doações

Hoje