Geral

Duas em cada três cidades do RS decretaram situação de calamidade ou emergência devido ao coronavírus

Segundo levantamento da Famurs, 343 dos 497 municípios do estado publicaram decretos sobre o assunto. Expectativa da entidade é que todos realizem ações semelhantes até o fim da semana
Publicado: 25/03/2020 às 13:07 | Atualizada: 11/11/2020 às 14:52
G1

Dois em cada três municípios do Rio Grande do Sul já decretaram situação de calamidade pública ou de emergência por causa do avanço da Covid-19 no estado, segundo levantamento do comitê de crise da Federação das Associações de Municípios (Famurs). Porém, segundo o prefeito de Taquari e vice-presidente da Famurs, Maneco Hassen, todos devem publicar decretos semelhantes por conta do coronavírus até o fim da semana.

Apenas 75 municípios, 15,1% do total, não publicaram medidas adicionais ao que já foi decretado pelo governo do estado no dia 19. Nesta terça (24), a publicação de uma nova edição do decreto estabelece que, em caso de medidas conflitantes entre os governos municipal e estadual, deve prevalecer a norma do estado.

De acordo com a entidade, 343 prefeituras determinaram oficialmente medidas como fechamento de lojas e escolas e restrição à circulação de moradores até esta quarta (25). Isto representa, ao todo, 69% dos 497 municípios do estado.

Deste total, 269 decretaram situação de calamidade e 74, situação de emergência. Para Hassen, o decreto é importante para que os prefeitos tomem decisões urgentes e acompanhem o avanço da doença no estado.

“Comprei um tomógrafo em um feriado, e só pude fazer isso por conta do decreto de calamidade. Se fosse licitar um aparelho importante no diagnóstico dos casos mais graves, levaria seis meses, pelo menos, e não podemos demorar nem um dia”, afirma o prefeito de Taquari.

Além disso, segundo a Famurs, outras 79 cidades adotaram medidas de prevenção e orientação aos moradores. Se somados, ao menos 422 municípios do RS tomaram atitudes preventivas em relação ao coronavírus, 84,9% das cidades gaúchas.

“A decretação do estado de calamidade, por exemplo, permite que os municípios tenham flexibilidade na prestação de contas e limites contábeis e fiscais previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal”, acrescenta o diretor de Assuntos Municipais da Famurs, Rodrigo Westphalen.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 5 de maio de 2024

Saiba o que seu signo reserva para você neste dia

Ontem
Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Ontem
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Ontem
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Ontem
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Ontem