Geral

Dois navios pedem ajuda ao Brasil para desembarcar passageiros

Não há relatos de problemas de saúde a bordo, diz Anvisa
Publicado: 25/03/2020 às 13:25 | Atualizada: 09/11/2020 às 05:33
Agência Brasil

Dois navios de cruzeiro pediram ajuda humanitária ao Brasil para poderem atracar e fazer a remoção dos seus passageiros para seus países de origem. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os navios L’Austral e Le Boreal não conseguiram autorização para atracar em outros países, mas o Brasil permitiu que as embarcações atracassem no Pier Mauá, na região central do Rio de Janeiro.

Segundo a Anvisa, os dois navios vêm da Antártica e não há relatos de problemas de saúde a bordo que levantassem suspeitas para possíveis infectados com o novo coronavírus (covid-19).

Os passageiros do L'Austral já desembarcaram esta semana e pegaram voos de volta para seus países. De acordo com a Anvisa, o navio ficou em alto-mar, sem atracar em nenhum porto, por mais de 20 dias. Segundo a agência, os passageiros ficaram isolados no navio por um período maior que o isolamento recomendado sem que houvesse casos da doença a bordo.

“Para esta remoção, a Anvisa exigiu que os passageiros fossem paramentados com equipamentos de proteção. A medida teve como objetivo proteger os passageiros, tendo em vista que há transmissão comunitária de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro”, diz a nota da agência.

O navio Le Boreal deve atracar hoje (25) no Rio com 324 passageiros. A embarcação está há mais de 10 dias sem ter parado em nenhum outro porto. Segundo a Anvisa, também não há relatos de casos ou suspeitas de infectados pelo coronavírus a bordo.

O desembarque dos passageiros será autorizado a partir de amanhã (26) desde que mantidas as condições de saúde a bordo. “O desembarque dos passageiros será autorizado à medida que os voos de retorno para casa estiverem disponíveis. O desembarque acontecerá com o tempo necessário para que os passageiros sejam transportados para o aeroporto e façam os procedimentos de embarque. O transporte acontece de forma direta, da porta do navio até o aeroporto”, informa a Anvisa.

O L'Austral ainda está na costa do Rio somente com sua tripulação. Segundo a agência, após o desembarque de todos os passageiros, os dois navios farão uma parada técnica para o abastecimento de água e alimentos e seguirão juntos de volta para a França, país de origem das embarcações.

Falta d'água

Após queda de luz, Corsan utiliza geradores para manter o abastecimento de água em Arambaré

Situação deve ser normalizada ainda neste sábado (27)

Ontem
Tarô semanal

Confira a previsão de tarô para 28 de abril a 4 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para áries, aquário e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Trânsito

Trânsito na BR-116 em São Leopoldo vai ter restrições, informa Dnit

Mudança vai acontecer a partir de segunda-feira (29)

Ontem
Parabéns!

Afubra comemora 34 anos de atuação em Camaquã

Loja está com uma programação especial de aniversário

Ontem
Acidente

Ciclista morre após ser atropelado no centro de Camaquã

Tragédia aconteceu na manhã deste sábado (27)

Ontem
Curso

Últimos dias para realizar inscrição no curso de Guindauto em Camaquã

A inscrição pode ser feita pela WhatsApp (51) 98431 4602

Ontem