Geral

Com ajuda de doações, cafeteria distribui almoços para moradores de rua em Porto Alegre

Estabelecimento no bairro Bom Fim ofereceu 120 pratos, nesta quarta-feira (25). A ideia é produzir 200, a partir de quinta (26)
Publicado: 26/03/2020 às 08:01 | Atualizada: 15/11/2020 às 00:59
G1

Em função da pandemia da Covid-19, uma cafeteria no bairro Bom Fim de Porto Alegre está distribuindo refeições aos moradores de rua da cidade. A iniciativa começou na terça-feira (24) com 50 almoços oferecidos no Parque da Redenção. A partir desta quarta (25) os pratos começaram a ser distribuídos em frente ao local, que fica na rua Ramiro Barcelos

"Tenho visto que os moradores de rua tem pedido comida, nos sinais, nas praças, e só comida, não dinheiro. Porque como os buffets não estão trabalhando, e os buffets de praxe dão os restos para os moradores de rua, então eles estão sem o que comer, estão passando fome. É uma situação bastante triste e uma situação que tende a se agravar. Então, eu decidi começar a fazer isso", conta o proprietário da La Croissanterie, André Motta.

O objetivo é aumentar o número de refeições oferecidas. Nesta quarta foram 120 e a partir de quinta (26), a ideia é produzir 200. Os almoços serão distribuídos de segunda a sábado a partir das 12h, no período de quarentena.

"Hoje [quarta-feira, 25], em questão de 20 minutos saíram os 120 almoços. Depois seguiam chegando umas pessoas e comecei a dar os produtos da cafeteria que eu tenho aqui, bolo, quiche, baguete, para não deixar ninguém desamparado. Por isso, quero aumentar a produção. Porque a tendência é eles irem espalhando entre eles e cada vez vir mais", explica.

Para a produção dos almoços, o empresário está contando com a colaboração da comunidade. A cafeteria tem recebido doações de alimentos, como feijão, arroz, massa, polenta, carne. Para quem prefere não se deslocar até o local, as doações podem ser feitas em dinheiro. Além de alimentos, o local também precisa de pratos e talheres descartáveis para a distribuição.

"Coloquei um objetivo e uma missão para mim durante este período, que é segurar todos os funcionários. Não quero demitir nenhum funcionário. Comecei a me virar em 15. Bancar funcionários de três cafeterias em uma é complicado", conta Motta.

Os funcionários trabalham em um sistema de rodízio e a cada duas semanas ficam em quarentena.

"Como eu digo para todo mundo, os mais fortes tem que cuidar dos mais fracos nesse momento. Então, eu como empresa, tenho obrigação de cuidar dos meus funcionários. E acredito que o estado, como um todo, vai cuidar das empresas depois. Então, eu faço a minha parte que é cuidar dos meus funcionários, e cuidar de quem eu consigo", ressalta o empresário.

Motta diz que seguirá neste projeto apenas no decorrer da pandemia. Após o período de quarentena, o empresário afirma que repassará as doações para projetos que já trabalham com a causa.

"A hora é essa, da gente se unir e ajudar as pessoas, que são o que realmente importam. E é o que vai ficar depois disso. Não dinheiro. O mercado como um todo quebrou e só vai voltar depois que acabar isso. Então esse projeto também tem início, meio e fim, inicialmente. A minha ideia é tocar durante o período de quarentena."

Para ajudar, é possível entrar em contato nas redes sociais da cafeteria.

Consequência das chuvas

Governador do RS projeta desastre pior do que em 2023 e alerta população

Leite enfatizou que as pessoas que moram em áreas de risco devem deixar suas casas e procurar abrigo em um local seguro

Ontem
Consequência dos temporais

Corsan cede maquinário para agilizar liberação da RS-401

Equipes da Corsan seguem acompanhando a cheia dos rios na região e monitorando os reservatórios e os pontos de captação de água para abastecer São Jerônimo e Charqueadas

Ontem
Consequência dos temporais

ANEEL informa a situação das usinas no Rio Grande do Sul

Comunicado foi emitido nesta quarta-feira (1º)

Ontem
Enchentes

Fortes chuvas causam alagamento na estrada da esquina da Pacheca em Camaquã

As fotos foram registradas por internauta do Blog do Juares, no final da tarde desta quarta-feira (1º)

Ontem
Consequência dos temporais

Região do Vale do Rio Pardo fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

Grupo formado por prefeitos, deputados estadual e federal, autoridades de segurança pública e gestores decidiu pela unidade na pauta de pedidos dos municípios atingidos pela enchente no Vale do Rio Pardo

Ontem
Consequência dos temporais

Encruzilhada do Sul declara situação de emergência nesta quinta em função das fortes chuvas

Pelo menos 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, conforme dados da Defesa Civil do município

Ontem