Mundo

Putin declara feriado no mês de abril na Rússia para conter coronavírus

Presidente destacou que pico da pandemia ainda não foi atingido no mundo
Publicado: 02/04/2020 às 21:25 | Atualizada: 17/11/2020 às 10:42
Correio do Povo

O presidente russo, Vladimir Putin, decretou nesta quinta-feira (2) que abril será um mês de feriado bancário para frear o avanço da pandemia do coronavírus, com manutenção de salários. "A ameaça persiste. Os virologistas estimam que o pico da pandemia não foi alcançado no mundo, nem em nosso país", disse o presidente russo em sua segunda intervenção pela TV sobre a crise sanitária global em pouco mais de uma semana. 

"Tomei a decisão de estender o período de dias não laborais até 30 de abril", acrescentou. Putin ordenou que se mantenham os salários e agradeceu aos profissionais de saúde, assegurando que as medidas adotadas já permitiram "ganhar tempo" frente à epidemia. 

Além das lojas de alimentos, as farmácias, os estabelecimentos médicos e outros estabelecimentos comerciais de produtos de primeira necessidade, que podem permanecer abertos, cada região poderá determinar quais empresas e organizações podem funcionar. Cada entidade regional poderá determinar as medidas de confinamento porque em algumas regiões ainda não se registraram casos. 

Putin pediu novamente aos russos que sejam "responsáveis" e que sigam "as diretrizes das autoridades". Moscou decidiu prorrogar, por sua vez, as medidas de confinamento até 1º de maio. "Devemos ter paciência e coragem. Vamos viver momentos difíceis", manifestou-se em seu blog o prefeito da capital, Serguei Sobianin. 

A capital russa, principal foco do coronavírus no país, com 2.475 casos, decidiu confinar sua população e desde a segunda-feira a maioria das regiões russas fizeram o mesmo, sob pena de sanções. O presidente russo revelou que na capital, apesar das medidas, as autoridades não "conseguiram superar a situação". Comparada com a Europa ocidental ou os Estados Unidos, a Rússia é menos afetada pela pandemia, com 3.548 casos, incluindo 30 mortes registradas oficialmente. 

Mas a doença avança rapidamente: em 25 de março, antes do primeiro discurso de Putin sobre o tema, havia 495 doentes e nenhum morto. O chefe de Estado russo não fez nesta quinta-feira nenhum anúncio concreto sobre a economia, afetada em cheio pela crise mundial provocada pelo coronavírus, particularmente devido à queda do petróleo e, consequentemente, do rublo. Putin insistiu, no entanto, que sua prioridade é "salvaguardar os empregos e a renda" dos russos.

Abalo

Terremoto em Taiwan já matou 12 pessoas e deixou desaparecidos

Abalo sísmico ocasionou queda de prédios e prendeu mais de 400 pessoas em um hotel

4 semanas atrás

Brasileiro que visitou a Finlândia mais de 50 vezes explica porque o país é o mais feliz do mundo

País foi considerado o mais feliz do mundo, pela sétima vez consecutiva, por ranking da ONU

1 mês atrás

Candidata a prefeita é morta a tiros durante comício no México

Gisela Gaytán, de 38 anos, disputava as eleições pelo município de Celaya

1 mês atrás

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e deixa ao menos nove pessoas mortas

Esse é o terremoto mais forte dos últimos 25 anos no país

1 mês atrás
Balanço trimestral

Brigada Militar realiza 28,1 mil prisões no primeiro trimestre de 2024

BM ainda realizou a apreensão de 1,6 tonelada de drogas, sendo 1,33 tonelada de maconha, 192,1 quilos de cocaína e 86,7 quilos de crack

1 mês atrás

VÍDEO: ponte desaba após navio cargueiro bater contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos pelas autoridades

1 mês atrás