Geral

Brasil restringe por mais 30 dias a entrada de estrangeiros por fronteiras terrestres para conter o coronavírus

A prorrogação da restrição segue recomendação da Anvisa
Publicado: 03/04/2020 às 09:08 | Atualizada: 13/11/2020 às 05:45 | O Sul
Redação BJ News

O governo federal publicou uma portaria que prorroga por 30 dias a restrição da entrada no Brasil, por rodovias ou meios terrestres, de estrangeiros vindos de países da América do Sul.

O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira (02) e é assinado pelos ministros Sérgio Moro (Justiça), Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Tarcísio Gomes (Infraestrutura).

A portaria diz que a prorrogação da restrição segue recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Conforme o governo, a restrição foi adotada em razão da pandemia do novo coronavírus.

A medida vale para estrangeiros provenientes das seguintes localidades: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

A restrição prevista não se aplica a brasileiro nato ou naturalizado; imigrante com prévia autorização de residência definitiva em território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro; estrangeiro cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo governo brasileiro em vista do interesse público; e portador de Registro Nacional Migratório.

O texto afirma que o estrangeiro que estiver em um dos países de fronteira terrestre e precise atravessá-la para embarcar em voo de retorno ao país onde mora poderá ingressar no Brasil com autorização da Polícia Federal.

A portaria estabelece ainda que a restrição não impede o livre tráfego do transporte rodoviário de cargas; a execução de ações humanitárias previamente autorizadas; o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas com linha de fronteira terrestre, desde que seja garantida a reciprocidade ao brasileiro pelo país vizinho.

Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Hoje
Solidariedade

Prefeitura de Camaquã envia veículos para ajudar na remoção de vítimas de Guaíba e Eldorado do Sul

Prefeito Ivo de Lima Ferreira disponibilizou o Ginásio Municipal de Esportes para acomodar os atingidos pelas enchentes

Hoje
Solidariedade

Saiba onde realizar doações para ajudar os mais afetados pelas enchentes em Camaquã

Confira na matéria o que doar!

Hoje
Explosão em posto de Porto Alegre

Explosão em posto de combustíveis deixa feridos na Zona Norte de Porto Alegre

Fato aconteceu na Avenida Cairú neste sábado (4)

Hoje
Profissionais inscritos como voluntários

Sete mil profissionais de saúde já se inscreveram como voluntários para atuarem nos municípios atingidos no RS

São 946 voluntários inscritos até o momento e que moram fora do estado, incluindo 244 de São Paulo, 164 de Santa Catarina e 103 do Paraná

Hoje
Temporais no SC

Santa Catarina segue com chuva e previsão de enchente e ventos fortes

Um homem morreu na sexta-feira em decorrência dos temporais

Hoje