Saúde

Equipe de vacinação contra a gripe realiza conferência em bairros já visitados em Camaquã

Ação acontece apenas nesta sexta-feira (3)
Publicado: 03/04/2020 às 10:26 | Atualizada: 17/11/2020 às 10:43
Matheus Garcia

Os idosos de Camaquã que ainda não receberam as doses da vacina contra a gripe, mas que moram nos bairros onde a equipe dos agentes de saúde já efetuou o serviço, serão visitados nesta sexta-feira (3).

Um carro oficial da prefeitura carregando os profissionais irá percorrer as ruas dos bairros Carvalho Bastos, Cônego Walter, Olaria, Cohab, São José, Maria da Graça, Jardim, Gaúcho, Santa Bárbara, São Luís e Getúlio Vargas, os quais o trabalho já foi concluído.

A ação faz parte da campanha de vacinação contra gripe e acontece somente hoje (3). Portanto, quem não receber a vacina nesta sexta-feira, terá que aguardar o término do trabalho nos próximos bairros, como também as outras fases da campanha. A recomendação da Secretaria Municipal da Saúde é para que os idosos permaneçam em casa.

Ainda não há previsão de quando a vacinação se estenderá para as localidades do interior. Segundo informações da secretaria, a próxima remessa de vacinas é aguardada para a quarta-feira (8). A partir disso, mais três bairros, que não foram divulgados ainda, serão atendidos, junto do centro, vacinando os idosos que moram na Rua Bento Gonçalves e arredores.

Foi solicitado pelo até então secretário da saúde, Luciano Pereira Dias, que as famílias que possuem idosos de 60 anos em diante, devem colocar tecidos brancos em frente às residências para auxiliar os agentes na identificação dos locais com o público-alvo, independentemente de haver cadastro no sistema.

Campanha

Neste primeiro momento, as vacinas contra a gripe influenza H1N1 estão sendo aplicadas em idosos e profissionais da saúde. Serão realizadas mais duas etapas da campanha em datas diferentes para os demais grupos, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já foram enviadas aos estados.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio. Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

1 semana atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

1 semana atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

1 semana atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

1 semana atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

1 semana atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás