Geral

Prefeitura de Porto Alegre começará a multar idosos em parques e praças

Iluminação de áreas esportivas será desativada em alguns locais públicos como forma de desencorajar aglomerações
Publicado: 04/04/2020 às 11:32 | Atualizada: 17/11/2020 às 10:44
Correio do Povo

A fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre será mais rigorosa na aplicação dos decretos de combate ao novo coronavírus. A partir deste final de semana, os agentes pretendem efetivamente a aplicar multas a idosos, de 60 anos ou mais, que forem flagrados circulando em parques e praças. Além disso, a iluminação de áreas esportivas será desativada em alguns locais públicos como forma de desencorajar aglomerações.

Na manhã deste sábado, a reportagem do Correio do Povo circulou pelas principais áreas verdes da cidade e constatou a presença desse público de risco. Conforme levantamento feito na sexta-feira, os fiscais encontram muitas pessoas circulando de forma irregular pelas ruas. Em cada parque vistoriado, eles têm identificado cerca de 30 idosos por dia descumprindo a orientação. Até agora, porém, a abordagem se resumia a uma orientação para que essas pessoas retornassem para casa, evitando a aplicação das multas, que podem chegar a R$ 427,20.

Já o desligamento das luzes em áreas esportivas de parques e praças valerá para os parques Orla Moacyr Scliar, Redenção Marinha e Moinhos de Vento, além das praças Júlio Mesquita e Carlos Simão Arnt (Encol). Nesses locais, a Guarda Municipal intensificará as ações de patrulhamento para garantir a segurança nos arredores. Nos demais, a GM estuda a possibilidade de demarcar áreas de isolamento para desestimular aglomerações indevidas. “Lamento ter que restringir o uso desses espaços, mas os idosos são o grupo mais vulnerável e com mais risco de letalidade. O afastamento é a forma mais eficiente para combater o coronavírus”, declarou o prefeito.

Neste sábado e domingo, dentro da operação Esforço Concentrado Covid-19, as viaturas da Guarda Municipal e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão circular pela área central e bairros para alertar os porto-alegrenses sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Alto-falantes dos veículos oficiais estão sendo usados para conscientizar a população da importância do isolamento social neste momento. A mensagem é que as pessoas evitem sair de casa e protejam os grupos de risco: idosos e doentes crônicos. As equipes percorrem ainda 211 espaços abertos.

A operação Esforço Concentrado Covid-19 já vistoriou 639 comércios, indústrias e serviços entre terça-feira, 31 de março, e esta sexta-feira, dia 3 de abril, para verificar o cumprimento dos decretos municipais que preveem uma série de medidas de enfrentamento do coronavírus. As ações ocorreram nas regiões dos bairros Lomba do Pinheiro, Restinga, Cruzeiro, Cascata, Morro Santa Tereza, Centro Histórico, Sarandi, Cristo Redentor e também na avenida Assis Brasil, além de parques e praças.

Um total de 17 estabelecimentos foram autuados, 15 foram interditados e 46 foram orientados quanto às práticas de combate ao coronavírus. O grupo também reforçou a inspeção do transporte, sendo que 925 ônibus municipais e intermunicipais, 245 táxis e 29 lotações foram conferidos.

Previsão do tempo

Veja como será o tempo em Camaquã nesta terça-feira (7)

As temperaturas continuarão altas em todo o estado

Ontem
Ajuda para o RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções

Ontem
Alerta em Tapes

Prefeitura de Tapes emite alerta de evacuação para áreas de risco

Moradores da Vila dos Pescadores e Balneário Pinvest devem deixar as suas residências e procurarem um local seguro

Ontem
Espaço do Internauta

Internauta reclama de vazamento de água em bomba no Jardim das Flores, em Camaquã

Situação representa perigo para crianças que brincam nas proximidades, afirma morador

Ontem
Jonbet

Jonbet com Jogos Online

Ontem
Urgente

Lagoa dos Patos começa a avançar e inunda partes das cidades de Arambaré e São Lourenço do Sul

Recomendação do prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, é de que moradores dos bairros Caramuru e Cibislândia deixem as suas residências

Ontem