Mundo

Japão amplia estado de emergência pelo novo coronavírus até 31 de maio

País registrou 510 mortos pela doença desde o início da pandemia
Publicado: 04/05/2020 às 08:41 | Atualizada: 17/11/2020 às 11:17
Correio do Povo

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe prorrogou nesta segunda-feira (4) até o fim de maio o estado de emergência no país pela pandemia de coronavírus, depois que autoridades governamentais advertiram que era muito cedo para flexibilizar as restrições.

"Vou estender até 31 de maio o período do estado de emergência que declarei em 7 de abril. A área coberta inclui todos os municípios do país", anunciou Abe após uma reunião para examinar a medida. Em 7 de abril, o primeiro-ministro japonês instaurou o estado de emergência em Tóquio e seis regiões do país. Alguns dias depois, a medida foi ampliada para toda nação.

O ministro responsável pela luta contra a epidemia, Yasutoshi Nishimura, afirmou que é muito cedo para anunciar o fim da medida. "O número de novos casos diminuiu, mas infelizmente não alcançou os níveis necessários", declarou Nishimura durante uma reunião de um grupo de especialistas que aconselha o governo. "O setor da saúde está sob pressão, precisamos da cooperação da população", completou.

O primeiro-ministro deixou a porta aberta para que o estado de emergência termine antes do fim de maio, após uma revisão da situação prevista para o dia 14 em todas as regiões. O estado de emergência no Japão é menos exigente que em alguns países da Europa e em algumas regiões dos Estados Unidos.

A medida permite ao governo estimular os habitantes a permanecer confinados e a fechar estabelecimentos comerciais. Ao mesmo tempo, não permite que as autoridades adotem restrições à circulação de pessoas e não prevê nenhuma sanção.

O Japão, com 126 milhões de habitantes, registra desde o início da pandemia mais de 15 mil pacientes da Covid-19, com 510 mortos. As associações de médicos alertam que os hospitais podem entrar em colapso em breve com o avanço da pandemia. O número de leitos de UTI no Japão é de 6,5 mil, cinco para cada 100 mil habitantes, menos da metade da taxa na Itália, afirmou a Sociedade Japonesa de Medicina Intensiva.

O governo anunciou medidas para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde, como a instalação em hotéis de pacientes que sofrem sintomas leves pelo coronavírus. As autoridades também anunciaram o aumento da capacidade de testes, mas continua sendo criticado pelo número relativamente baixo de exames de detecção, especialmente pelos critérios restritivos que adota.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.

Abalo

Terremoto em Taiwan já matou 12 pessoas e deixou desaparecidos

Abalo sísmico ocasionou queda de prédios e prendeu mais de 400 pessoas em um hotel

4 semanas atrás

Brasileiro que visitou a Finlândia mais de 50 vezes explica porque o país é o mais feliz do mundo

País foi considerado o mais feliz do mundo, pela sétima vez consecutiva, por ranking da ONU

1 mês atrás

Candidata a prefeita é morta a tiros durante comício no México

Gisela Gaytán, de 38 anos, disputava as eleições pelo município de Celaya

1 mês atrás

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e deixa ao menos nove pessoas mortas

Esse é o terremoto mais forte dos últimos 25 anos no país

1 mês atrás
Balanço trimestral

Brigada Militar realiza 28,1 mil prisões no primeiro trimestre de 2024

BM ainda realizou a apreensão de 1,6 tonelada de drogas, sendo 1,33 tonelada de maconha, 192,1 quilos de cocaína e 86,7 quilos de crack

1 mês atrás

VÍDEO: ponte desaba após navio cargueiro bater contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos pelas autoridades

1 mês atrás