Saúde

Tapes descarta mais um caso suspeito de coronavírus

Teste da mulher de 43 anos que foi encaminhada para o HNSA de Camaquã deu negativo para covid-19 em exame realizado pelo Lacen/RS
Publicado: 08/05/2020 às 11:13 | Atualizada: 17/11/2020 às 15:03
Matheus Garcia

O caso suspeito de coronavírus registrado em Tapes na última terça-feira (5), foi descartado após análise de material feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/RS). A informação foi divulgada no boletim epidemiológico publicado nesta sexta (8) na página da prefeitura no Facebook.

Segundo informações, tratava-se de uma mulher de 43 anos que teve os primeiros atendimentos realizados em Tapes e posteriormente foi removida para internação no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã. De acordo com o prefeito Silvio Rafaeli, a paciente está internada neste momento no Hospital de Canoas e seu diagnóstico é de pneumonia. Ela é doente crônica, já que tem asma e bronquite.*

Até agora, nove suspeitas de covid-19 já foram descartadas no município, que não possui nenhum caso confirmado da doença. Contudo, as equipes de saúde solicitam para as pessoas que estão com sintomas gripais, e/ou viajaram recentemente, ou tiveram contato com alguém que viajou em território nacional, que não saiam de suas residências e entrem em contato com a Secretaria da Saúde pelo telefone (51) 99547-4414. 

A prefeitura também pede que os tapenses fiquem em casa, pois o sistema de saúde local não tem estruturas para suportar um surto da covid-19. Além disso, relembrou que o uso de máscaras para entrar nos comércios ou andar pelas ruas é obrigatório por decreto.  

O Executivo municipal está disponibilizando um canal para denúncias de desobediência das determinações dos documentos já publicados. Quem presenciar algum estabelecimento comercial ou pessoa no município descumprindo as regras de restrição, pode ligar ou mandar mensagens pelo WhatsApp no número (51) 99884-8729. A identidade do denunciante será preservada. 

Também foi informado que segue ocorrendo todos os dias a blitz nas entradas do município, medida que foi instalada como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus. A ação, tomada através do Gabinete de Crise de Tapes, conta com o apoio da Brigada Militar. O intuito é mapear quem são e de onde estão vindo os visitantes.

Durante as abordagens, informações são dadas aos motoristas sobre o novo vírus, além da equipe do Gabinete de Crise coletar dados pessoais e o motivo do ingresso na cidade. “Vai servir para orientar! Não para tirar o direito de ir e vir. Perguntar se viajou para fora, ou teve contato com quem viajou. Pedir para fazer isolamento social”, afirmou o prefeito Silvio Rafaeli em um comentário na página oficial da prefeitura no Facebook.

*Matéria atualizada para acréscimo de informações

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás