Geral

Uso de máscara em vias públicas também será obrigatório em Camaquã

As demais alterações nas medidas restritivas afetam as academias, salões de beleza, barbearias, templos religiosos e o transporte público urbano e rural
Publicado: 11/05/2020 às 18:55 | Atualizada: 17/11/2020 às 14:06
Matheus Garcia

Em consonância com o decreto de distanciamento social controlado, publicado pelo Governo do Estado no domingo (10), a Prefeitura de Camaquã anunciou mudanças nas medidas de combate ao novo coronavírus, principalmente, no que diz respeito ao funcionamento do comércio. Participaram do pronunciamento, o procurador-chefe do município, Fabiano Ribeiro, o secretário de Saúde, Fabiano Martins, e o coordenador da Vigilância em Saúde, Luciano Pereira Dias. 

De acordo com modelo, Camaquã pertence à região de Porto Alegre (R09 e R10) e está inserida na bandeira laranja. Isso significa que o município apresenta média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. 

A principal medida que vai impactar na vida dos camaquenses a partir desta terça-feira (12), será a obrigatoriedade do uso de máscaras não somente dentro dos ambientes fechados, mas como para andar em vias públicas. Porém, essa determinação é válida para todo o território gaúcho, ainda conforme o novo decreto do Estado. Segundo Ribeiro, não haverá punição neste momento para quem desobedecer, mas ele afirmou que a nova determinação também estará passível de ser fiscalizada, assim como nos comércios. 

Outras das mudanças anunciadas pelo procurador atingem, sobretudo, as academias. Estes estabelecimentos passarão a funcionar com 25% de sua capacidade de funcionários e clientes. Antes, era permitido apenas com 30% do que consta no Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) de cada local. 

Esportes que necessitam de contato físico e aglomerações, seguem suspensos. No entanto, atividades alternativas que não envolvam aproximação, estão permitidas. As regras de higienização e tempo entre um usuário e outro para utilizar os equipamentos coletivos continuam valendo. 

Celebrações religiosas passam por alterações neste novo decreto. Agora, poderão acontecer mediante 25% de sua capacidade. Anteriormente, era permitido apenas 30 pessoas dentro dos templos religiosos. Agora, este número está ainda mais reduzido. 

Os salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos que pertencem ao ramo estético também só poderão funcionar em 25% de sua capacidade. 

Em contrapartida, os bancos, lotéricas e similares tiveram seu funcionamento estendido de 60% para 75% de sua capacidade total. Já o transporte público urbano e rural poderá comportar passageiros até 60% do total. 

Segundo o procurador, as medidas foram tomadas, mais uma vez, como forma de atingir da menor maneira possível a saúde e a economia do município. Em senso comum, as autoridades presentes pediram a colaboração do povo camaquense para não necessitar restringir ainda mais o funcionamento do comércio e para manter os índices de contágio da covid-19 cada dia mais estáveis em Camaquã.  

Para eles, isso só acontecerá a partir da educação, conscientização e cooperação da maioria. O coordenador Dias ainda salientou que os principais fiscais do cumprimento das medidas serão a própria comunidade. Tanto Ribeiro quanto Dias também afirmaram que a fiscalização sanitária e tributária continuará nas ruas orientando e fiscalizando os comércios e a população. 

Assista ao pronunciamento na íntegra:

Trânsito

Dnit alerta para rodovias com pontos interditados nesta quinta-feira (2) no RS

São 32 trechos interditados nas seguintes rodovias: BR-116, BR-153, BR-158, BR-287, BR-290, BR-392, BR-470 e BR-472

Hoje
Temporais no RS

Mais dois óbitos são registrados e RS chega ao total de 13 mortes devido aos temporais

Ainda há 21 pessoas desaparecidas, 12 feridos e 5.257 desalojados

Hoje
Alagamentos

Casa é arrastada pela força da água no Vale do Taquari

Caso aconteceu na cidade de Putinga

Hoje
Ajuda

Polícia Civil ajuda no resgate de vítimas dos alagamentos no RS

12 pessoas foram salvas pela guarnição em Santa Cruz do Sul

Hoje
Visita do presidente ao RS

Lula visita o RS nesta quinta após temporais no estado

Presidente voltou a conversar com governador Eduardo Leite

Hoje
Temporais no RS

Sobe para 11 o número de mortes após temporais no RS

Corpo de uma adolescente, de 17 anos, foi localizado na noite dessa quarta (1º), em Santa Maria

Hoje