Saúde

Mais dois municípios da região editam decretos com medidas restritivas em prevenção ao coronavírus

Arambaré e Dom Feliciano adequaram documentos às diretrizes do distanciamento social controlado que está em vigor no RS desde essa segunda-feira (11)
Publicado: 12/05/2020 às 14:38 | Atualizada: 17/11/2020 às 15:04
Matheus Garcia

Arambaré e Dom Feliciano foram os dois outros municípios da região que adaptaram seus decretos com medidas restritivas para conter a proliferação do novo coronavírus, alinhando-os às diretrizes do plano de distanciamento social controlado desenvolvido pelo Governo do Estado e que está em vigor desde essa segunda-feira (11) no RS. O decreto de Arambaré foi publicado e está valendo desde a sexta passada (8), enquanto o documento de Dom Feliciano é válido desde ontem, quando foi lançado. Os dois possuem diligências mais acirradas a fim de manter a incidência da covid-19 em níveis estáveis nos seus territórios. 

Em ambos os municípios, passa a ser obrigatório o uso de máscaras nos estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar neste período, tanto para os proprietários e trabalhadores quanto aos clientes quando acessarem os locais. Os comércios em Arambaré e Dom Feliciano estão permitidos a operar com 50% da capacidade de funcionários e clientes, prevista no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e/ou alvará de funcionamento. Todos os locais devem respeitar as diretrizes de higiene e limpeza orientadas pelo Ministério da Saúde e manter à disposição, na entrada do estabelecimento e em local de fácil acesso, álcool em gel para a utilização dos clientes e funcionários. Também é necessário que os ambientes e áreas comuns estejam sempre bem ventilados.  

No caso dos locais de hospedagem, a Secretaria de Saúde de Arambaré solicita o preenchimento obrigatório de um questionário online que está disponível no endereço eletrônico https://arambare.rs.gov.br, no banner “Questionário para meios de Hospedagem”. 

Os transportes públicos que circulam na área urbana e rural de Dom Feliciano e Arambaré devem adotar as mesmas regras de higiene e limpeza para os veículos. Em Dom Feliciano, os motoristas, cobradores e passageiros estão obrigados a usar máscaras dentro dos ônibus, sendo proibida a viagem de passageiros sem o equipamento de proteção individual. 

As atividades de entretenimento, esportivas ou que promovem aglomerações em salões de festa, salões esportivos, quadras de esportes e ao ar livre, permanecem proibidas por tempo indeterminado em Arambaré. Já em Dom Feliciano, eventos ao ar livre com até 30 pessoas estão liberados. Os cultos religiosos de qualquer credo também estão permitidos em 50% da capacidade de pessoas sentadas e com distância mínima de 1 metro.  

O Poder Executivo arambareense também está com um canal de denúncias referentes a possíveis descumprimentos do decreto. Basta entrar no site https://arambare.rs.gov.br, através do banner “Denúncias – COVID-19".  

Os órgãos e as entidades da administração pública de ambos os municípios deverão limitar o atendimento presencial ao público apenas aos serviços essenciais, dando preferência para os meios tecnológicos que permitam o atendimento à distância. Todavia, sendo indispensável o serviço presencial, que seja adotada a distribuição de senhas ou demarcação de pontos no chão para a espera nas filas, no intuito de evitar aglomerações de pessoas. O distanciamento mínimo a ser respeitado é de 2 metros, também válido para dentro dos recintos. 

As aulas nas escolas da rede pública municipal e privada, assim como cursos de capacitação, também seguem suspensas nos dois municípios e em todo o território gaúcho. Para saber as demais medidas orientadas nos decretos do Poder Executivo de cada município, acesse o de Arambaré aqui e o de Dom Feliciano aqui.  

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás