Saúde

Executivo de Dom Feliciano esclarece situação da covid-19 no município

Até o momento, há três confirmações da doença e 100 casos descartados, conforme afirmaram o prefeito Clenio Boeira, a secretária de Saúde Isabel Wiatroski e a enfermeira Ivandra Camargo em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (13)
Publicado: 13/05/2020 às 15:47 | Atualizada: 17/11/2020 às 14:23
Matheus Garcia

Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (13) na página oficial da prefeitura no Facebook, o prefeito de Dom Feliciano Clenio Boeira, a secretária de Saúde Isabel Wiatroski, e a enfermeira Ivandra Camargo trouxeram informações sobre os dois novos casos de covid-19 que foram confirmados no município nessa terça-feira (12). 

Conforme o que foi repassado pelos gestores, os dois infectados são do mesmo grupo social e estão em isolamento domiciliar. Ambos apresentaram sintomas leves da doença, estando quase que recuperados, mas seguem cumprindo com um rigoroso acompanhamento da Secretaria Municipal da Saúde.  

Quanto aos quatro casos que ainda estão aguardando análise laboratorial até essa terça-feira, três deles também cumprem quarentena em suas residências, ainda com quadros gripais leves e passando por monitoramento diário, e apenas um está internado.  

Já o primeiro paciente que positivou para a covid-19 é um homem de 84 anos, que está internado em hospital da alta complexidade de Rio Grande. Os familiares do idoso cumprem isolamento domiciliar, apesar de todos estarem assintomáticos. A secretária Isabel salienta que, por questões éticas e de cumprimento do protocolo, não é possível divulgar os nomes dos infectados ou monitorados. 

Ainda durante a transmissão ao vivo, foi pedido calma, prudência e cuidados por parte da população, pois os decretos municipais e estaduais dão as orientações necessárias sobre a pandemia, mesmo que a situação esteja sob controle e sem casos de transmissão comunitária (quando se perde a dimensão da origem do contágio), de acordo com o prefeito. “Se a população fizer a sua parte e seguir os decretos, estaremos mais protegidos”, afirmou Boeira. Enquanto que a enfermeira Ivandra reforçou que ninguém está livre de ser contaminado e que mais do que nunca é necessário que cada um faça a sua parte. 

Neste momento, segundo o último boletim epidemiológico publicado no começo da tarde de hoje, Dom Feliciano está com 13 casos sendo monitorados, 13 casos que negativaram em teste SWAB + teste rápido, 5 análises laboratoriais que aguardam resultado e 100 casos descartados. Esses são os pacientes que estiveram em isolamento e foram monitorados pela Secretaria de Saúde, mas que, embora apresentaram sintomas da covid, não realizaram coleta de material para exame e se recuperaram. O município tem até agora três casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. 

Assista ao pronunciamento na íntegra:

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás