Política

Suspensão de contratos de professores é tema de reunião na Câmara de Vereadores

Devido ao vínculo com a Prefeitura, profissionais que estão sem receber salários não tiveram acesso ao Auxílio Emergencial do Governo Federal
Publicado: 15/05/2020 às 10:58 | Atualizada: 13/11/2020 às 17:55 | Ascom Câmara de Vereadores de Camaquã
Redação BJ News

Na tarde dessa quinta-feira (14) a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores de Camaquã esteve reunida com o secretário da Educação, Nelson Egon Geiger Filho e com a secretária da Administração, Cristiane Cunha. O encontro ocorreu no plenário do Legislativo e contou com a presença de Carla Simone Blaskowski, presidente do Sindicato dos Municipários de Camaquã (SIMUCA), Rodrigo Barbosa Soares, presidente do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Letiane Nobre, presidente do Conselho Municipal de Educação de Camaquã (CMEC), Fabiano Ribeiro procurador chefe do Município, vereadores, assessores e servidores do Legislativo.

Em razão da pandemia, as aulas foram suspensas e com isso, houve a suspensão dos contratos dos professores. Ao todo, são 46 profissionais que atendem 894 alunos da Rede Municipal de Educação que tiveram seus contratos suspensos. Devido ao vínculo com o Executivo, os professores não tiveram acesso ao Auxílio Emergencial do Governo Federal, ou seja, estão sem receber salário e não podem receber o benefício. “Essa situação é muito preocupante, pois estes profissionais estão desamparados. Eles não querem receber parados, eles querem atender seus alunos, assim como os demais professores já estão fazendo”, avalia o presidente da comissão, vereador Prof. Claiton Silva.

Entre as questões analisadas pela comissão, estão os alunos que deixarão de ser atendidos por esses professores. “Precisamos saber o que será feito pela Secretaria da Educação para que esses alunos não fiquem desassistidos, todos eles têm direito a mesma qualidade no atendimento educacional”, comenta Silva.

Ainda na reunião, a representante do CMEC apresentou um ofício que foi encaminhado ao secretário da Educação no último dia 11. No documento, a entidade ressalta questões ligadas ao processo pedagógico com a retomada das aulas, bem como a necessidade de a Secretaria da Educação observar a Legislação e preservar a equidade no ensino.  O documento traz ainda recomendações quanto aos contratos temporários: “cuidar a manutenção desses contratos, pensando na elaboração das atividades não presenciais, no retorno das aulas presenciais e na recuperação de carga horária”.

No encontro, os aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos foram abordados e diversas sugestões foram dadas aos representantes do Executivo. O secretário da Educação afirmou que na próxima sexta-feira (22) irá informar a comissão sobre as medidas que serão adotadas pelo Poder Público Municipal.

 A comissão é formada pelo presidente Professor Claiton Silva (PDT), vice-presidente Ronaldinho Renocar (Progressistas) e secretário Marco Longaray (PT). A gravação da reunião pode ser conferida através do Facebook do Legislativo: 

https://www.facebook.com/camaracamaqua/videos/239208360846079/?epa=SEARCH_BOX

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

3 dias atrás
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

6 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

1 semana atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás