Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe segue acontecendo em quatro postos de saúde em Camaquã

Nesta segunda etapa da terceira fase, são incluídos os professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos, além do restante da população que ainda não se vacinou por alguma eventualidade
Publicado: 18/05/2020 às 09:17 | Atualizada: 17/11/2020 às 13:42
Matheus Garcia

A segunda etapa da terceira fase da Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa nesta segunda-feira (18) em todo o Brasil e se estende até o dia 5 de junho. Neste momento, também serão imunizados os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos.  

Em Camaquã, os agentes de saúde estão vacinando em quatro postos da cidade, sendo eles: Centro Social Urbano (bairro Viégas), Secretaria da Saúde (ao lado do INSS), Posto Telmo Marder (em frente ao Hospital Nossa Senhora Aparecida) e Unidade de Saúde Paulo Cardoso Dora (bairro Carvalho Bastos). 

A terceira fase da campanha encerrou nesse domingo (17). A primeira de suas duas etapas teve como público-alvo pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.  

No caso das mães que se encontram no período pós-parto, o Ministério da Saúde informa que é necessária a apresentação de um documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros). 

De acordo com o secretário da Saúde, Fabiano Martins, em conversa com a equipe de jornalismo do portal de notícias Blog do Juares (BJ), qualquer pessoa que, por alguma eventualidade, não se vacinou nas outras etapas, pode comparecer a qualquer um desses quatro postos de saúde que receberá a dose. Já no interior, toda vez que o ônibus da saúde se dirige até as localidades e há doses disponíveis, os agentes estão vacinando o público que ficou para trás nestes lugares. 

Na primeira fase, foram vacinados os idosos e profissionais da saúde. No município, a vacinação do público acima dos 60 anos ocorreu, em boa parte, a domicílio, inclusive no interior. Ainda segundo Martins, a meta estipulada pela Secretaria Estadual da Saúde para essa fase, com base em dados do último censo do IBGE, foi superada em mais de 100%. A adesão à campanha deste ano está sendo bastante comemorada. Em 2019, os índices de vacinação, principalmente no interior, se mantiveram bastante baixos.  

Já na segunda fase, quando chegou a vez dos caminhoneiros, profissionais da força de segurança, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e motoristas de transporte público, a modalidade drive-thru foi aderida em Camaquã. A ação ocorreu na Secretaria da Saúde, no dia 25 de abril, e vacinou mais de 500 pessoas.  

Devido à situação de disseminação da covid-19 em todo o Brasil e a disponibilidade de vacinas, o Ministério da Saúde resolveu suspender o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza, que aconteceria no dia 9 de maio. O início da próxima fase da campanha também foi estendido e dividido em duas etapas para o público-alvo que ainda não foi imunizado contra a gripe influenza. Dessa forma, a estratégia de vacinação seguirá até 5 de junho, ganhando duas semanas além do que era previsto. 

O Rio Grande do Sul recebeu na última quarta-feira (13) uma nova remessa de doses com 558 mil doses de vacina contra gripe. Com elas, o Estado já teve o equivalente a 91% do total de doses necessárias para a edição deste ano da campanha, somando todos os grupos-alvo.

É importante destacar que a vacina contra a gripe influenza não é eficaz para prevenir a covid-19. Até o momento, ainda não há vacina ou remédios contra o novo coronavírus. Todavia, a dose está servindo como triagem da doença, uma vez que a pessoa está imunizada contra à influenza, fica mais fácil identificar com mais clareza os sintomas da covid-19 em seu organismo. Os sintomas da gripe influenza e os da covid-19 se confundem bastante, afirmam os especialistas da área da saúde.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

6 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

6 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

1 semana atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

1 semana atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

1 semana atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás