Geral

Hotel camaquense que hospedou trabalhadores do Piauí recebe serviço de sanitização

Estabelecimento foi evacuado e, de acordo com a empresária que administra o local, ela e mais duas funcionárias estiveram de resguardo
Publicado: 18/05/2020 às 14:13 | Atualizada: 17/11/2020 às 11:33
Matheus Garcia

O hotel de Camaquã que hospedou os mais de 50 trabalhadores do Piauí na última sexta-feira (15), após determinação judicial para quarentena de todo o grupo em Pelotas e ele ser impedido de entrar na cidade, foi evacuado depois da saída deles na noite da sexta. 

Além disso, segundo a empresária que administra o hotel, em contato com a equipe de reportagem do portal de notícias Blog do Juares (BJ), por precaução e por protocolo, ela e mais duas funcionárias estiveram de resguardo e com o hotel completamente fechado. No sábado (16) pela manhã, foi feita uma sanitização interna em todas as peças e também na parte externa do estabelecimento.

Durante o período de resguardo, nenhuma das três apresentou sintomas da covid-19 e nem alterações no quadro de saúde. Por isso, nesta manhã de segunda-feira (18), elas foram liberadas. Ainda na sexta, a empresária havia afirmado para o BJ que: “Não fomos e nem estamos interditados. Apenas por controle, os hóspedes que aqui se encontram estão aguardando adequações da empresa para seguirem o trabalho, enquanto isso, estão de resguardo com todos os cuidados necessários no hotel”. 

 

Entenda o caso:  

Na sexta-feira (15), um grupo de 90 trabalhadores do Piauí, que iria para Guaíba e Santa Vitória do Palmar, recebeu determinação da Justiça para que cumprissem quarentena em Pelotas por conta da pandemia de covid-19. No entanto, 52 deles acabaram pernoitando em um hotel de Camaquã.  

Desde a noite da última quinta (14), a informação circulou nas redes sociais e, na manhã do dia seguinte, a equipe do BJ flagrou a movimentação da Brigada Militar e de um veículo da Vigilância Sanitária do município em frente de um hotel, na Avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, a Faixinha. No local, havia um ônibus da empresa Kopereck, com placas de Pelotas. 

De acordo com informações, o hotel foi interditado temporariamente após o Juiz Luis Antônio Saud Teles, da 6ª Vara Cívil de Pelotas, determinar a quarentena do grupo por eles estarem vindo de outro Estado. Os 90 trabalhadores foram contratados pela empresa Cymi do Brasil para trabalharem em uma obra em uma rede de transmissão de energia entre os municípios de Guaíba e Santa Vitória do Palmar. Outro coletivo teria sido impedido de entrar em Camaquã, ainda na quinta-feira à noite. 

O desenrolar da história se deu ainda na noite da sexta, com o translado dos trabalhadores que ficaram hospedados em Camaquã para Pelotas, a fim de cumprirem com a determinação judicial. Os demais, teriam passado a noite em Cristal, dentro do outro ônibus. Agora, todos encontram-se em Pelotas e tiveram que assinar um termo de compromisso de manter o isolamento social por 14 dias. 

*Matéria atualizada para acréscimo de informações

Consequências dos temporais no RS

Veja quais são as rodovias estaduais que estão com bloqueios totais ou parciais no RS

Ao todo, são 128 trechos em 68 rodovias com bloqueios

Hoje
Tragédia no RS

Sobe para 56 o número de mortes causadas pelos temporais no RS

Ainda há 67 pessoas desaparecidas

Hoje
Tragédia no RS

Defesa Civil de Eldorado do Sul pede socorro para resgatar ilhados

Proprietários de embarcações a motor podem ajudar a prefeitura

Hoje
Solidariedade

Receita Federal doará roupas apreendidas às vítimas de enchentes no RS

Anúncio foi feito por ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Hoje
Consequências dos temporais no RS

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

Objetivo é garantir segurança de funcionários e passageiros

Hoje
Loteria

Mega-Sena pode pagar prêmio acumulado de R$ 28 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília)

Hoje