Polícia

Vereador protocola Projeto de Lei "Adote um Abrigo"

O projeto está tramitando na casa de Leis e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça
Publicado: 21/05/2020 às 15:25 | Atualizada: 17/11/2020 às 07:46 | Assessoria vereador Mano Martins / Edição: Blog do Juares
Redação BJ News

O projeto "Adote um Abrigo", de autoria do vereador Mano Martins (DEM), tem como objetivo regulamentar e incentivar a iniciativa privada a participar na reforma e construção de novos abrigos do transporte coletivo em Camaquã.

Abrigos são infraestrutura presentes no ponto de parada de ônibus para que os passageiros aguardem o veículo. O termo engloba os telhados, bancos e pisos antiderrapante que podem estar presente, oferecendo mais conforto aos passageiros. De acordo, com a definição do transporte urbano os pontos são locais destinados aos veículos do sistema de transporte público para embarque e/ou desembarque de passageiros ao longo de itinerários. Ou seja locais onde os ônibus e demais meios de transporte coletivo podem parar para embarque e desembarque dos passageiros.

O projeto será mantidos com recursos provenientes de empresas privadas, pessoas físicas, jurídicas, instituições públicas, privadas e entidades sociais.

Segundo o parlamentar, há muitas pessoas que desejam contribuir nesta e em muitas outras áreas, mas por falta de uma legislação que as incentive, essa vontade não se concretiza. Condicionada à adesão ao programa, a adoção acontecerá de diversas formas:através de doação de recursos materiais, realização de obras desde que aprovadas ou elaboradas pelo poder público municipal, como contrapartida seria possibilitado aos adotantes a vinculação de publicidade no abrigo adotado.

"Todos nós soubemos que os recursos públicos estão cada vez mais escassos, a maior fonte de arrecadação do setor privado vem através do sistema tributário que já não aguenta mais o aumento de novas taxas. Também, todos os dias surgem novas demandas e, junto, nascem as necessidades de investimentos em infraestrutura e serviços que precisam ser mantidos. É notório em nossa cidade, hoje, muitos abrigos danificados, deteriorados, degradados pela ação do tempo, oferecendo situação de risco para seus usuários, em alguns pontos nem existe abrigo o que se torna ainda pior deixando o ser humano exposto ao tempo. Os benefícios às pessoas que aderirem ao programa se darão não somente pela contribuição, mas sob o aspecto empresarial ou de objetivos sociais, também é uma forma de fornecer capacidades, alternativas de gestão e implementação". disse Mano Martins.  

O projeto está tramitando na casa de Leis e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça, Depois disso, deve ser submetido a votação do Plenário Legislativo.

Fiscalização

BM realiza fiscalização no centro de São Lourenço do Sul

Ação aconteceu na noite dessa sexta-feira (17)

Ontem
Tráfico de drogas

Pai e filho são presos por tráfico de drogas em Porto Alegre

Ação da Polícia Civil aconteceu nessa sexta-feira (17)

Ontem

Polícia Civil busca informações sobre motorista que se envolveu em atropelamento com óbito na ERS-350, entre Camaquã e Chuvisca

Suspeito estaria dirigindo um Volkswagen Fox ou um Volkswagen SpaceFox e teve um espelho retrovisor arrancado

3 dias atrás
Morte

Homem de 52 anos é assassinado em estrada entre Tapes e Arambaré

Crime aconteceu nesta quarta-feira (15)

4 dias atrás
Dilúvio Moral

Polícia Civil realiza operação para combater fraudes e golpes durante a tragédia no RS

Suspeitos estariam cometendo os crimes pela internet

4 dias atrás
Prisões

Polícia Civil prende dois suspeitos de extorsão no RS

Ação aconteceu na cidade de Uruguaiana

5 dias atrás