Saúde

Menino de 8 anos é o sétimo paciente positivo para coronavírus em Camaquã

Segundo o secretário Fabiano Martins, a criança faz parte do ciclo social do caso confirmado ontem (20), tendo apresentado sintomatologia leve e já é considerada recuperada
Publicado: 21/05/2020 às 16:30 | Atualizada: 17/11/2020 às 14:14
Matheus Garcia

Durante pronunciamento do Poder Executivo de Camaquã, juntamente com membros do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), na tarde desta quinta-feira (21), o prefeito Ivo de Lima Ferreira confirmou mais um caso positivo da covid-19 no município. Também, foi informado pelo chefe do Executivo que, neste momento, há 39 pessoas sendo monitoradas por suspeita de contágio.

Segundo o secretário da Saúde, Fabiano Martins, o sétimo caso de infecção pelo novo coronavírus em Camaquã é de um menino de 8 anos, que faz parte do convívio social do paciente confirmado com a doença nessa quarta-feira (20). No entanto, a criança não apresentou nenhum sintoma grave da covid-19, apenas sintomatologia leve e há alguns dias. Neste momento, o menino encontra-se isolado em casa e já é considerado recuperado. 

Na oportunidade, o titular da pasta deu mais informações sobre o paciente positivado ontem. Trata-se de um homem de 49 anos, motorista, que estava em viagem a trabalho no Estado de Goiás. Ele já vinha sendo monitorado à distância pelas equipes de saúde do município, uma vez que apresentou sintomatologia da covid enquanto retornava para o RS. A família dele procurou a Secretaria da Saúde e informou sobre o caso e, assim que ele chegou em Camaquã, já foi isolado e submetido à testagem rápida em laboratório particular, quando reagiu para o novo coronavírus.  

Neste momento, o homem está recebendo todos os cuidados clínicos e se recupera bem, estando internado porque possui outras patologias além da covid. A Vigilância Epidemiológica mapeou e testou 10 pessoas que pertencem à rede social desse paciente e foi quando somente este menino positivou para o novo coronavírus.

Martins também afirmou que o homem, quando viajou para Goiás, já estava com o vírus, esclarecendo que ele não trouxe a doença de outro lugar para Camaquã. Essa certeza veio através do estudo epidemiológico realizado pela Secretaria e Vigilância em Saúde, que apontou tempo insuficiente para que o contágio e manifestação dos sintomas tivessem ocorrido fora daqui. Ainda segundo o secretário, tanto o caso notificado ontem quanto o de hoje não possuem ligação com os outros três confirmados anteriormente. 

Assista ao pronunciamento na íntegra:

*Matéria atualizada para acréscimo de informações

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

6 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

6 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

1 semana atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

1 semana atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

1 semana atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás