Polícia

Laudo aponta estrangulamento em morte de menino de 11 anos em Planalto

Mãe confessou o crime, mas alega que não teve a intenção de matar, e que deu medicamentos para o filho se acalmar
Publicado: 26/05/2020 às 11:45 | Atualizada: 17/11/2020 às 11:43
Matheus Garcia

Na manhã desta terça-feira (26) um laudo realizado pelo Posto Médico-Legal de Carazinho atestou que Rafael Mateus Winques, de 11 anos, morreu por asfixia mecânica por estrangulamento. O menino havia desaparecido no dia 15 de maio em Planalto, na Região Norte do RS.  

A mãe de Rafael, Alexandra Dougokenski, assumiu a autoria do crime para a polícia no fim da tarde dessa segunda-feira (25). No entanto, a mulher alegou que teria matado o próprio filho acidentalmente, após dar medicamentos para ele se acalmar e dormir. 

A Polícia Civil investiga a motivação e se mais alguém teve participação no crime. O corpo de Rafael foi encontrado no final da tarde de segunda após a mãe ter revelado onde deixou o cadáver. Ela contou em seu depoimento que enrolou a criança em um lençol, amarrou com fios em alguma parte do corpo e foi arrastando, segundo ela, até a residência ao lado.  

Segundo o delegado Joerberth Nunes, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), até o momento, todos os depoimentos coletados, nenhum indica qualquer desavença entre mãe e filho, o que torna o caso ainda mais complexo. 

Na sexta-feira (22), o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Passo Fundo realizou testes com luminol, que indicaram a presença de sangue na casa dele, na residência da avó e, também, no carro do padrasto. As análises foram enviadas para Porto Alegre e o IGP aguarda os resultados para confirmar se realmente trata-se de sangue humano. 

No primeiro momento, a mãe do menino alegou que ele havia desaparecido entre a noite do dia 14 e manhã do dia 15 de maio, pois ele foi dormir e depois disso, não foi mais visto. A casa onde a família mora não possuía sinais de arrombamento no dia do desaparecimento de Rafael. Conforme a polícia, nenhuma linha de investigação foi abandonada. A mulher foi presa temporariamente, e já está no sistema penitenciário. A Polícia Civil pode pedir a prisão preventiva dela. 

Com informações do G1 RS

Tráfico de drogas

PF prende casal que portava 6 kg de cocaína no aeroporto de Porto Alegre

Ação aconteceu na noite deste sábado (27)

Ontem

Polícia Civil prende homem por descumprimento de Medida Protetiva em Amaral Ferrador

Prisão aconteceu em Coxilha Grande, na Zona Rural do município

3 dias atrás

Identificado homem que foi morto a tiros em Camaquã

Crime aconteceu na noite dessa quinta-feira (25), no bairro Parque Residencial do Arroio Duro

3 dias atrás
Crime

PC faz operação contra golpistas de organizações criminosas no RS

Ações aconteceram nas cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Canela, Novo Hamburgo e Porto Alegre

4 dias atrás
Operação Medellin

Depósito com grande quantidade de drogas é localizado em Canoas

Ação aconteceu no bairro Mathias Velho

4 dias atrás
Prisões

Grande operação da Polícia Civil prende sete pessoas no Norte do RS

Ação busca combater o tráfico de drogas na região

5 dias atrás