Saúde

Após aumento de casos de covid-19, Canoas fecha parques e volta a restringir comércio

Cidade teve crescimento de 174% de infectados em 21 dias de reabertura
Publicado: 29/05/2020 às 08:06 | Atualizada: 17/11/2020 às 11:46
Correio do Povo

Após a confirmação do centésimo caso de Covid-19 em Canoas, a administração municipal recuou nas medidas de relaxamento de reabertura do comérico e anunciou na noite desta quinta-feira novas medidas de restrições na cidade. De acordo com o prefeito Luiz Carlos Busatto, o número representa um gatilho que faz a cidade repensar a estratégia. Um novo decreto assinado pelo gestor determina o fechamento completo de todas as praças – a Guarda Municipal vai fiscalizar – e que estabelecimentos não-essenciais não devem abrir aos domingos e feriados. Nesses dias, até mesmo supermercados devem operar até as 13h.

"Funciona para que as pessaos possam se abastacer. Lancherias, restaurantes, comércio varejista, fecha tudo. Os dois shoppings serão fechados no domingo. São medidades infelizmente um pouco restritivas, mas esse não é o momento para isso. É momento de salvar vidas", disse o prefeito. "A população se tranquilizou e relaxou de uma maneira que nos preocupa, o quem tem acontecido, principalmente no final de semana", lamentou, apresentando imagens de câmeras de vigilância instaladas em parques que mostram os locais cheios.

O comércio reabriu em 2 de maio, depois de flexibilização do governo estadual. "Era uma necessidade naquele momento, 45 dias fechados começa a ter outros reflexos que também começam a ter um impacto bastante importante para todos. Avaliamos todo o cenário", argumentou. Mas a cidade viu o índice de infectados pelo novo coronavírus crescer.

Em 21 dias, de 6 a 27 de maio, houve um aumento de 174% nos casos detectáveis, enquanto os óbitos passaram de dois para seis, um salto de 200%. Para o combate da crise sanitária, foram instalados quatro hospitais de campanha, totalizando 932 leitos, dos quais 50 são de Unidade de Tratamento Intensivo para Covid-19. Até hoje, 30 estavam em operação e 28 ocupados.

Por conta desse cenário, Busatto explicou que mais dez unidades começaram a funcionar. "Não disponibilizamos antes porque tem custo de médicos, uma equipe toda. É um aumento significativo dos nossos. E não havia necessidade desses leitos", comentou. Atualmente, Canoas está em bandeira laranja (risco médio) no sistema de Distanciamento Controlado estabelecido pelo Palácio Piratini. "Ainda estamos numa situação confortável, mas a curva está crescendo", alertou chefe do Executivo.

Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

Hoje

Sintomas parecidos, mas causas diferentes! Entenda a diferença entre virose, intoxicação alimentar e H. pylori

Cuidados com a higiene de mãos, alimentos e ambientes pode evitar os problemas

Ontem

RS deve receber primeiro lote de vacinas contra a dengue nos próximos dias

Seis municípios gaúchos receberão as doses

Ontem
Prevenção

Dia de conscientização contra a meningite: neurologista explica como se prevenir

Data representa a luta contra a doença no mundo

3 dias atrás
Dengue

RS registra mais seis mortes e se aproxima de 100 óbitos causados pela dengue

Essa já é a maior marca da última década

3 dias atrás
Fiocruz

Internações por gripe e vírus sincicial aumentam no Brasil

Casos de covid-19 têm tendência de queda

1 semana atrás